Palestra sobre autismo será realizada nesta quinta-feira em Taió

palestra autismo

A Secretaria de Saúde de Taió, através do NASF (Núcleo de Apoio à Saúde da Família), convida à todos os pais que tenham filhos autistas, e demais interessados, para palestra com a fonoaudióloga Ana Paula Muller, nesta quinta-feira (28/09), a partir das 19h00, na sala de reuniões da Secretaria de Saúde (Antigo Hospital São Francisco).

Mais informações através do telefone 3562-8383, com a fonoaudióloga Cinthia Keske.

Sobre o Autismo

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é uma condição geral para um grupo de desordens complexas do desenvolvimento do cérebro, antes, durante ou logo após o nascimento. Esses distúrbios se caracterizam pela dificuldade na comunicação social e comportamentos repetitivos. Embora todas as pessoas com autismo partilhem essas dificuldades, o seu estado irá afetá-las com intensidades diferentes. Assim, essas diferenças podem existir desde o nascimento e serem óbvias para todos; ou podem ser mais sutis e tornarem-se mais visíveis ao longo do desenvolvimento.

O autismo pode ser associado com deficiência intelectual, dificuldades de coordenação motora e de atenção e, às vezes, as pessoas com autismo têm problemas de saúde física, tais como sono e distúrbios gastrointestinais e podem apresentar outras condições como síndrome de deficit de atenção e hiperatividade, dislexia ou dispraxia. Na adolescência podem desenvolver ansiedade e depressão.

Algumas pessoas com autismo podem ter dificuldades de aprendizagem em diversos estágios da vida, desde estudar na escola, até aprender atividades da vida diária, como, por exemplo, tomar banho ou preparar a própria refeição. Algumas poderão levar uma vida relativamente “normal”, enquanto outras poderão precisar de apoio especializado ao longo de toda a vida.

 

Pin It
Você gostaria de comentar?