Pais e filhos aprendem brincando em oficina do SESI

20171106_172320

O recém-criado Espaço Maker do SESI em Rio do Sul é uma sala ampla com mesas compartilhadas onde estão dispostos diversos tipos de materiais, equipamentos e ferramentas para o aprendizado baseado na “mão na massa”. Para apresentar o local à comunidade o SESI montou um cronograma de atividades, que começou na tarde de segunda-feira, 07 de novembro, durante a Oficina Pais e Filhos, e que continuará nesta terça e quarta-feira, das 17h às 19h, para alunos do SESI Escola.

O espaço oferece brincadeiras e dinâmicas para o aprendizado prático de conhecimentos nas áreas de Comunicação e Mídia, Ciências, Matemática, Informática, entre outras. “As atividades são de livre escolha para estimular a descoberta dos conceitos. Não é o produto final que importa e sim o processo, o fazer na prática, a interação entre as crianças e seus pais“, explicou Alexandre Klaumann, instrutor do Espaço Maker. Antes das brincadeiras as famílias puderam montar e saborear um lanche saudável com orientação da nutricionista Carolina Spiess.

Esse é um espaço que foi planejado por toda a equipe para convocar a criança a brincar e colocar a mão na massa, ou seja, aprender a fazer, fazendo. Hoje a educação está muito voltada à tecnologia e esses avanços são fundamentais, mas ao mesmo tempo temos que ensinar elas a fazerem com as próprias mãos, a serem protagonistas da construção do seu aprendizado“, detalhou Sueli Pasqualini, supervisora do Ensino Fundamental e Educação Infantil do SESI.

Maicon Avancini foi com o filho e a esposa conhecer a nova metodologia e gostou do que viu. “Achei bem diferente do que a gente teve quando era criança, isso deve trazer um resultado melhor no aprendizado deles“, comentou Maicon.

O SESI fará uma demonstração da metodologia Maker no dia 11 de novembro, no Calçadão Osny José Gonçalves, em Rio do Sul, das 9h às 17h. E no dia 18 de novembro, das 9h às 12h, a entidade abrirá as portas para uma oficina gratuita voltada à comunidade do Alto Vale.

 

Debora Claudio

Pin It
Você gostaria de comentar?