Operação Rondon Alto Vale da Udesc envolveu cerca de 59 mil pessoas

Projeto Rondon em Ibirama

Durante dez dias, mais de 200 acadêmicos e acadêmicas, servidores e servidoras da Udesc e das universidades parceiras, divididos em 20 equipes, realizaram cerca de 1.400 atividades, envolvendo mais de 59 mil pessoas na região do Alto Vale do Rio Itajaí, nos municípios parceiros de Ibirama, Agronômica, Atalanta, Dona Emma, Imbuia, Ituporanga, José Boiteux, Laurentino, Lontras, Mirim Doce, Petrolândia, Pouso Redondo, Presidente Nereu, Rio do Campo, Rio do Oeste, Santa Terezinha, Taió, Trombudo Central, Vitor Meireles e Rio do Sul, totalizando 20 municípios.

As atividades contemplaram as temáticas da Política Nacional de Extensão: comunicação; cultura; direitos humanos e justiça; educação; meio ambiente; saúde; tecnologia e produção; e trabalho, por meio de oficinas, rodas de conversa, palestras e dinâmicas. Na execução destas atividades a Udesc contou com a parceria de IES convidadas, sendo elas a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz – ESALQ (USP), Universidade Federal de Alfenas (Unifal), Faculdade de Medicina de Marília (Famema), Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) e o Instituto FAZER de Brasília.

O evento de encerramento foi prestigiado pelos prefeitos de Rio do Sul, Garibaldi Antônio Ayroso; Ibirama, Francisco Asbreno Lohn; Taió, Hugo Lembeck; Atalanta, Tarcísio Polastri; além de secretários e gestores de todos os municípios parceiros, o Pró-Reitor de Extensão e Cultura da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) Prof. Emerson Neves da Silva e representando o Reitor da Udesc, Antonio Heronaldo de Sousa, o Pró-Reitor de Extensão, Cultura e Comunidade da Udesc, Prof. Mayco Morais Nunes.

Destaca-se durante a operação, a participação do Prof. Alfredo Balduíno Santos junto com os professores Tomaz Araújo, Fábio Manoel Caliari e Antonio Carlos Anjos, em evento no município Trombudo Central, onde acompanharam a fala do governador do Estado de Santa Catarina Sr. João Raimundo Colombo, que ao se referir a Operação Alto Vale, declara-se Rondonista, observando que ações como essas da Udesc devem ser potencializadas, observando que para isso há que se ter “humildade para aprender e coragem para mudar”.

Segundo o Prof. Alfredo Balduíno Santos, coordenador do NER – UDESC, mais uma vez, todos e todas participaram ativamente e o grupo já se prepara para as ações do próximo semestre. “Podemos afirmar que mais uma vez foi um sucesso essa ação de extensão envolvendo todos os centros de ensino da Udesc e as IES parceiras.

Os municípios foram parceiros essenciais e a atuação dos acadêmicos, acadêmicas, servidores e servidoras altamente comprometida. Já estamos nos preparando para a próxima Operação no mês de julho deste ano.” Alfredo aproveitou o evento para reiterar convite a todas as Instituições de Ensino Superior, ressaltando que “juntos somos mais fortes”.

#projetorondon #extensãouniversitária #udesc #ner#operaçãoaltovale

Dante Bonin

Pin It
Você gostaria de comentar?