Novo grupo anti-tabagismo inicia-se no dia 18 em Lontras

DSCN0066

A Secretaria Municipal de Saúde, atenderá à partir do dia 18 de abril, mais um grupo de fumantes que desejam abandonar o vício.

Os integrantes do grupo já passaram por uma triagem com entrevistas realizadas por um enfermeiro que os atendeu em horário diferenciado, para que todos os interessados pudessem participar.

A partir da entrevista que foi realizada individualmente, um médico, um enfermeiro e um psicólogo, acordaram o melhor tratamento para cada paciente.

Durante os encontros será realizada a terapia bem como o acolhimento do grupo.

Conforme diagnóstico do INCA (INSTITUTO NACIONAL DO CANCER), o tabagismo é reconhecido como uma doença que causa dependência física, psicológica e comportamental semelhante ao que ocorre com o uso de outras drogas como o álcool, cocaína e heroína.

A nicotina presente no cigarro, por exemplo, ao ser inalada produz alterações no Sistema Nervoso central, modificando assim o estado emocional e comportamental dos indivíduos.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde, o tabagismo é a principal casa de morte evitável em todo o mundo, sendo responsável por 63% dos óbitos relacionados às doenças crônicas não transmissíveis.

Segundo as Enfermeiras Crisleine dos Santos, e Daniele Stock, este é o 8º grupo deste projeto do Ministério da Saúde no município, e inúmeras pessoas abandonaram o vício graças aos encontros que oferecem além da terapia, do acolhimento e das medicações gratuitas, um novo vínculo de amizade e confiança entre pacientes e profissionais da saúde.

Nossa alegria em vermos nosso trabalho dando bons frutos é o que nos impulsiona e nos motiva a continuarmos lutando pelo fim do tabagismo.

Os fumantes não fazem ideia do mal que o cigarro faz, tanto à eles próprios quanto às pessoas que eles amam. Enfatiza Crisleine.

Os interessados, deverão procurar o Posto de Saúde do centro, deixar nome e contato para os novos grupos que serão montados posteriormente.

Valéria Maria Troncone Elias

Pin It
Você gostaria de comentar?