Nova etapa do projeto de Piscicultura de Rio do Sul será nesta quinta-feira (7)

piscicultura - foto rafael amaral (10)

Os agricultores interessados em conhecer técnicas de piscicultura poderão acompanhar a 2ª etapa, de um total de quatro encontros da prática que acontece no Centro Agropecuário Municipal na Estrada Geral da Albertina. Na quinta-feira (7), uma equipe de técnicos do departamento de Agropecuária irá acompanhar o crescimento e pesagem das tilápias. O projeto será concluído em maio de 2018.

O projeto foi iniciado em outubro, quando houve o manejo para colocar os alevinos na lagoa. A agrônoma do Departamento de Agropecuária da prefeitura, Vandreia Teixeira, detalha que agora é a etapa de “monitoramento da qualidade da água, temperatura, oxigênio, amônia e turbidez da água. São fatores que influenciam no desenvolvimento dos peixes. Queremos mostrar aos agricultores as técnicas de como mensurar a quantidade adequada de ração para os peixes. Faremos, ainda, a pesagem dos alevinos. A quantia de alimentação é baseada no crescimento e peso”.

Interesse

Haverá também mais dois acompanhamentos da prática até maio de 2018, quando acontece a despesca. “Os produtores rurais, que acompanham o trabalho, estão motivados. Existem agricultores que já querem construir os próprios viveiros”, adianta a agrônoma. O acompanhamento no Centro Agropecuário é diário.

“Faremos a etapa de planejamento alimentar e cálculo de biometria para determinar a taxa de crescimento. A mensuração é feita com base na proporção do peso dos alevinos e quantidade de alimento”, argumenta a especialista. A técnica utilizada é o Método de Alto Vale de Piscicultura Integrada (Mavipi). O local irá servir como observatório para ação criada por pesquisadores da Epagri do Alto Vale.

No Centro Agropecuário Municipal existem dois viveiros. Um com alimentação exclusiva por ração. No outro há ração e micro-organismos que se desenvolvem a partir de fertilização. O intuito é classificar, em números, qual a modalidade de cultivo mais produtiva.

Mário Dáud

Pin It
Você gostaria de comentar?