No próximo dia 5, unidades de saúde de Rio do Sul abrirão à noite para realizar testes de HIV

Dezembro inicia com um alerta importante à população mundial: o combate ao HIV e à Aids. Nesta sexta-feira (1°) comemora-se o dia de luta contra o vírus e a doença. E para marcar a data, na próxima terça-feira (5) todas as unidades de saúde de Rio do Sul atenderão das 18h às 21h exclusivamente para a realização de testes rápidos.

O horário diferenciado é uma alternativa para quem trabalha durante todo o dia. Além do exame de HIV, serão oferecidos testes de sífilis e hepatites B e C, doenças que também são sexualmente transmissíveis. Para realizar os procedimentos é preciso levar documento de identificação com foto. Não há necessidade de agendamento prévio e o resultado sai em 15 minutos.

A secretária de Saúde (SMS) de Rio do Sul, Sueli Oliveira, explica que os pacientes que apresentarem testes positivos, passarão por um segundo exame enviado para laboratório para certificação do resultado.

“Convido para que a população procure as unidades de saúde na terça-feira e realize o teste. O procedimento é simples e não é preciso estar em jejum. Sabe-se da importância de um diagnóstico precoce e, com tratamento adequado, o paciente pode levar uma vida normal”, enfatiza Sueli.

Outra ação que será promovida pela Secretaria de Saúde de Rio do Sul será nesta sexta-feira (1°). Os agentes comunitários entregarão preservativos e panfletos com orientações sobre formas de prevenção para a comunidade.

Centro de Testagem e Aconselhamento

O Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) de Rio do Sul, localizado na Policlínica, oferece tratamento para pacientes soropositivos e é referência para todo o Alto Vale. Atualmente 736 pessoas frequentam o local regularmente para monitorar e controlar o vírus. De janeiro até meados de novembro, cerca de 150 novos casos de contágio do HIV foram registrados na região.

Em Rio do Sul, as notificações de pessoas diagnosticadas com o vírus está subindo desde o ano passado. Em 2017 já foram 65 novos casos e nos últimos 30 anos, 633 pessoas receberam o resultado positivo do teste.

A secretária lembra que todas as unidades de saúde do município oferecem o exame de HIV gratuitamente. “Quem não puder comparecer ao nosso mutirão na próxima semana, indico que procure a Estratégia de Saúde da Família do bairro e se informe sobre os horários de realização do teste. E claro, é importante ressaltar que o melhor remédio será sempre a prevenção”.

O CTA também disponibiliza o teste rápido todos os dias. Nas segundas-feiras o procedimento é realizado das 9h às 10h20 e de terça à sexta o atendimento é das 7h30 às 10h20. Não é necessário fazer agendamento.

Sindréia Nunes

Pin It
Você gostaria de comentar?