Municípios da ADR de Ibirama vão receber ônibus do Programa Mulher, Viver Sem Violência

IMG_2486

Três municípios da região vão receber nos próximos dias a unidade móvel do Programa Mulher, Viver Sem Violência, que visa conscientizar mulheres, especialmente de áreas rurais, sobre as formas de violência e a importância da denúncia.  Uma reunião na tarde desta quarta-feira, dia 10, na Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Ibirama discutiu  o cronograma de atendimentos no Vale Norte que inicia no dia 22  e segue até o dia 26 de maio.

No encontro foi definido que o ônibus do programa, que é equipado com salas de atendimento individual, vai estar estacionado em Vitor Meireles no dia 22, em Ibirama nos dias 23 e 24 e em Presidente Getúlio nos dias 25 e 26.

Segundo a coordenadora Estadual da Mulher, Aretuza Larroyd, dificilmente as mulheres que vivem no campo sabem que estão sendo vítimas de violência nas mais diversas formas, ou até tem esse entendimento, mas por vergonha ou medo não procuram ajuda. “Então queremos formar uma rede para mostrar que as cidades contam com esse serviço e que elas devem fazer a denúncia”.

Ela explica que o programa é mantido através de uma parceria entre Governo Federal, que cedeu o veículo, Governo Estadual, que é responsável pela manutenção da unidade e coordenação das ações e também dos municípios que levam os profissionais para fazer o atendimento e ajudam na divulgação do cronograma e criação de estratégias para envolver o maior número de mulheres possível.

Para o gerente de Planejamento Regional e Apoio às Políticas Públicas da ADR de Ibirama, Egon Gabriel Júnior, esse é um passo importante para divulgar os direitos das mulheres. “Já evoluímos muito na legislação, mas infelizmente muitas mulheres ainda desconhecem os seus direitos. Por isso queremos levar essas políticas públicas para todos os lugares e para isso essa parceria com os órgãos de todas as esferas é fundamental.”

Helena Marquardt

Pin It
Você gostaria de comentar?