Município de Taió se mobiliza em prol da campanha de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

direitos da criança (3)

Amanhã, quinta-feira,(18), comemora-se o 16º ano de mobilização do “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”, instituído pela Lei Federal 9.970/00. Essa data é uma conquista que demarca a luta pelos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes no território brasileiro.

Esse dia foi escolhido porque em 18 de maio de 1973, na cidade de Vitória/ES, um crime bárbaro chocou todo o país e ficou conhecido como o “Caso Araceli”. Esse era o nome de uma menina de apenas oito anos de idade, que teve todos os seus direitos humanos violados, foi raptada, estuprada e morta por jovens de classe média/alta daquela cidade. O crime, apesar de sua natureza hedionda, até hoje está impune.

A proposta do “18 DE MAIO” é destacar a data para mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar da luta em defesa dos direitos sexuais de crianças e adolescentes. É preciso garantir a toda criança e adolescente o direito ao desenvolvimento de sua sexualidade de forma segura e protegida, livres do abuso e da exploração sexual.

Esse ano, mais uma vez, em alusão ao dia 18 de maio, o Conselho Municipal de Direitos de Crianças e Adolescentes do Município de Taió, em parceria com as Secretarias de Assistência Social, Saúde e Educação têm feito ações para chamar a atenção da comunidade em geral acerca da campanha.

No início desta semana o Conselho reuniu-se com os diretores de todas as escolas do município para fazer o lançamento oficial da campanha. Estão sendo criadas estratégias para atingir o público-alvo, que são as crianças e os adolescentes.

Durante esse mês de maio, serão feitas palestras nas escolas e será distribuído um material informativo em formato tabloide para todas as crianças e adolescentes de 06 a 17 anos que encontram-se matriculadas na rede de ensino.

 

O relógio digital localizado no calçadão também está com uma mensagem de conscientização “FAÇA BONITO! VAMOS COMBATER A EXPLORAÇÃO SEXUAL INFANTOJUVENIL”.

Todas essas ações são para conscientizar a população em geral a respeito desse problema que atualmente possui um alto índice registrado em nosso município.

Queremos convocar todos (família, escola, sociedade civil, governos, instituições de atendimento, igrejas, templos universidades, mídia) para assumirem o compromisso no enfrentamento da violência sexual, promovendo e se responsabilizando para com o desenvolvimento da sexualidade de crianças e adolescentes de forma digna, saudável e protegida.

Nesse “18 de Maio” façamos bonito na luta pelos direitos de crianças e adolescentes!

Pin It
Você gostaria de comentar?