Meninos com idade entre 12 e 13 anos começam a receber a vacina contra o HPV em Rio do Oeste

Uma equipe da Secretaria de Saúde de Rio do Oeste esteve nesta quarta-feira na Escola de Educação Básica Expedicionário Mario Nardelli, para iniciar a vacinação de meninos contra o HPV (Human Papiloma Virus). Receberam a dose os estudantes com idade entre 12 e 13 anos, conforme recomendação do Ministério da Saúde. O trabalho será levado também à Escola de Educação Básica Vereador Alfredo Scottini, provavelmente na próxima semana. São aplicadas duas doses. Quem já recebeu a primeira, precisa tomar a segunda dentro de seis meses.

Esse trabalho de imunização começou em 2013, quando o público alvo da campanha era as meninas. No público feminino, a faixa etária foi estendida nesses 4 anos de campanha, envolvendo atualmente meninas com idade entre 9 e 13 anos.

Estudos feitos em outros países que já adotaram a vacinação de meninos mostram que a medida contribui para a queda do câncer de colo do útero e vulva das mulheres, já que isso possibilita a diminuição da circulação do vírus na população.

MENINGITE C

A partir deste ano, a dose da vacina contra a Meningite C, que era aplicada apenas em bebês aos três, cinco e 12 meses, também foi estendida para adolescentes de ambos os sexos. A justificativa é que com o passar dos anos, pode haver diminuição da proteção que acontece na infância. Em Rio do Oeste, a campanha também começou nesta semana.

Em todo o país, a meta é vacinar 80% do público-alvo, ou seja, 7,2 milhões de adolescentes entre 12 e 13 anos. A cada ano uma faixa etária será adicionada, até que em 2020 a vacinação será realizada em crianças de nove anos até adolescentes de 13.

Pin It
Você gostaria de comentar?