Luto pela morte de jogadores muda cenário de Chapecó

2

Moradores de Chapecó, no Oeste de Santa Catarina, colocaram faixas e laços da cor preta na fachada de suas casas e lojas na região central da cidade, nesta terça-feira (29). Atitude é resultado da comoção provocada pela queda do avião que transportava a delegação do Chapecoense, na madrugada passada, que provocou a morte de 71 pessoas e deixou outras seis feridas, na Colômbia.

Parte dos torcedores da Chapecoense permaneceram em vigília durante a madrugada em frente ao estádio Arena Condá, em Chapecó.

A maior parte dos estabelecimentos comerciais da Avenida Getúlio Dorneles Vargas, no Centro da Cidade, mesclou a decoração das vitrines com adesivos com o brasão do time nas cores originais branca e verde e também em preto e branco.

Em outros foram expostas bandeiras do clube e camisas do time em meio aos produtos expostos na vitrine. Em alguns restaurantes havia a inscrição #forçachape, que viralizou mundialmente.

Esta terça-feira foi um dia de luto e muitas pessoas também circulavam vestidas com o uniforme do Chapecoense. Houve uma caminhada de torcedores em uma onda verde pela avenida até a catedral da cidade, onde foi rezada uma missa em memória ais mortos.

Incrédulos com as mortes na Colômbia, alguns comerciantes não sabiam o que responder aos clientes e fornecedores sobre a dúvida de o luto persistir por mais tempo. “A gente recebe uma média de 300 ligações por dia e hoje [ontem] não passou de 50 ligações. Muitas delas foram de fornecedores perguntando se amanhã [hoje] funcionaria tudo normalmente”, disse o empresário Marcio Milan, 45 anos, torcedor do Chapecoense.

Fachada de loja no Centro de Chapecó tem laço preto para lembrar a morte do jogadores (Foto: Glauco Araújo / G1)

Fachada de loja no Centro de Chapecó tem laço preto para lembrar a morte do jogadores (Foto: Glauco Araújo / G1)

A prefeitura de Chapecó decretou luto oficial de 30 dias. As aulas da rede municipal estão suspensas por dois dias e devem ser retomadas nesta quinta (1º). O trabalho em repartições públicas será facultativo nesta quarta (30).

Fachada de loja no Centro de Chapecó tem laço preto para lembrar a morte do jogadores (Foto: Glauco Araújo / G1 )

Outra loja exibe distintivo da Chapecoense e laço preto (Foto: Glauco Araújo / G1 )

Todos os eventos comemorativos de Natal e Ano Novo foram cancelados pela prefeitura.

A cidade agora vive a expectativa com a chegada dos corpos e dos sobreviventes ao município, o que deve ocorrer até o próximo fim de semana.

Fachada de loja no Centro de Chapecó tem laço preto para lembrar a morte do jogadores (Foto: Glauco Araújo / G1)

 

G1SC

Pin It
Você gostaria de comentar?