Lontras realizará o primeiro encontro de saúde mental em junho

Convite Econtro Saúde Lontras

A Secretaria Municipal de Saúde convida à todos para o primeiro encontro de saúde mental, que acontecerá no dia 03/06 (sexta-feira), à partir das 7:30 h com o credenciamento dos participantes, na Sede do Clube do Idoso de lontras, anexo ao Ginásio Municipal de Esportes.

As 8:45 h, haverá uma palestra ministrada pelo Dr. José Rodolfo Sharf com o tema os sinais de alerta em psiquiatria.

Após a palestra, será servido um saboroso café da manhã.

Por volta das 9:45 h. inicia-se a apresentação de uma peça do Dionísios teatro de Joinville que abordará temas relacionados a saúde mental.

O encontro tem a finalidade de tratar com seriedade e respeito a ansiedade e a depressão, tendo visto que não há nenhum exame científico que diagnostique a depressão ou qualquer transtorno de ansiedade como ocorre com diabetes ou câncer.

Todos os diagnósticos são baseados apenas nos relatos dos pacientes e na percepção do profissional de saúde.

Os medicamentos para tais doenças, são receitados na base de tentativas, de acordo com o relato do paciente e partem do pressuposto de que a causa seja uma alteração química no cérebro, ou seja, se uma determinada droga não surtir o efeito desejado, experimenta-se outra.

De acordo com a enfermeira Crisleine dos Santos, além dos muitos casos de suicídios, há também as tentativas de suicídio que após serem encaminhadas para o hospital para os procedimentos necessários, voltam para a unidade básica de saúde para acompanhamento médico e psicólogo, essa demanda atende principalmente os jovens, o que vem despertando grande preocupação por parte da saúde no município.

Valéria Maria Troncone Elias

 

Pin It
Você gostaria de comentar?