Larvicida biológico contra borrachudos é entregue em Presidente Getúlio

entrega larvicida foto Helena Marquardt

A gerente de Políticas Socioeconômicas Urbanas e Rurais da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Ibirama, Edna Beltrame Gesser, entregou na tarde desta terça-feira, dia 14, na Epagri de Presidente Getúlio, 40 litros de larvicida biológico. O produto, que vem sendo aplicado desde o ano passado no Vale Norte, é utilizado para o controle do borrachudo de diversas espécies.

O extensionista social da Epagri, Valdecir Gamba, explica que todos os agricultores que possuem propriedades com rios receberam o produto depois de participar de um treinamento sobre a aplicação e dosagem correta. “Agora eles mesmos estão aplicando com a nossa supervisão e demarcado os pontos de aplicação e tem dado muito resultado. Acreditamos que tenha diminuído pelo menos uns 70% do borrachudo.”

Edna ressaltou que o controle do borrachudo é fundamental pois além de transmitir doenças os insetos também podem prejudicar o turismo e agricultura. “Sem esse controle até mesmo a pecuária é afetada, como por exemplo, através da diminuição da produção de leite”, esclareceu.

Além dos 40 litros entregues nesta semana, Presidente Getúlio já havia recebido outros 140 litros de larvicida biológico, enquanto Ibirama solicitou 60 litros, Vitor Meireles 100 litros, Apiúna 100 litros, José Boiteux 100 litros e Presidente Nereu 50 litros.

Helena Marquardt

Pin It
Você gostaria de comentar?