Joinville – Número de focos do mosquito da dengue sobe para 44

O Programa de Combate à Dengue da Secretaria Municipal da Saúde identificou mais cinco focos de larvas do mosquito transmissor da dengue. Quatro deles foram encontrados pelos agentes do programa no bairro Floresta, na terça-feira (26/2), e outro no bairro Santa Catarina, nesta quarta (27). Assim, Joinville já soma 44 focos neste ano.

Agora, o bairro Floresta soma 15 focos. A região da Zona Industrial e o bairro Santa Catarina acumulam quatro, enquanto os bairros São Marcos, Itaum e Vila Nova contabilizam três focos do Aedes aegypti cada.

A gerente da unidade de Vigilância em Saúde, Jeane Vieira, pede que os moradores mantenham os cuidados para evitar a proliferação do mosquito em água parada. “Temos de manter a nossa residência, empresa ou comércio limpos, sem depósito de entulhos no terreno nem garrafas abertas. As caixas de água precisam estar bem fechadas, e os pratinhos de plantas devem conter areia, entre outros cuidados”, explica.

Os números são preocupantes, segundo Jeane. “O mosquito está presente, por isso precisamos eliminar os possíveis criadouros para que o inseto não encontre lugar para depositar os seus ovinhos”, destaca.

Principais cuidados:

– Manter o terreno da residência, empresa ou comércio limpo, sem depósito de entulhos nem garrafas abertas.

– Os pratinhos de vasos de plantas devem conter areia.

– As calhas devem ser limpas.

– As plantas que acumulam água devem ser lavadas em jato uma vez por semana.

– Os recipientes utilizados para ofertar água aos animais devem ser esfregados uma vez por semana.

– As caixas d’água devem ficar tampadas.

– Os lixos e materiais recicláveis devem ficar cobertos.

Pin It

Comentários estão fechados.