Jaraguá do Sul – Municipio pode receber 20 pluviômetros

Município está inscrito em projeto do Cemaden que prevê repasse de aparelhos que ajudam a monitorar a quantidade de chuva

A delegação da Secretaria Municipal da Defesa Civil de Jaraguá do Sul que nesta sexta-feira viaja a Cachoeiro Paulista (SP)  pretende não só conhecer as as instalações do Centro Nacional de Monitoramento de Alertas de Desastres Naturais (Cemaden). Outro objetivo do grupo é verificar como está o processo que visa repassar ao município 20 pluviômetros (equipamentos que mede a quantidade de chuva) que futuramente devem fazer parte do projeto de núcleos de Defesa Civil que serão distribuídos em pontos estratégicos da cidade.

O repasse seria dentro do Projeto “Pluviômetros nas Comunidades”. Trata-se de uma  iniciativa do Governo Federal mediante parceria entre o  Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) ao qual esta vinculado o Cemaden, e o Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres do Ministério da Integração Nacional (MI).

O projeto visa introduzir a cultura da percepção de riscos de desastres naturais no Brasil, envolvendo a população que vive em áreas de risco, fortalecendo as capacidades locais de enfrentamento de eventos adversos. Prevê  ainda distribuição pelo País de 1000 pluviômetros semiautomáticos para serem instalados em áreas de risco e operados por equipes da comunidade local, especialmente treinadas e, desta forma, promover o engajamento e a conscientização dos moradores, completando a rede de informações hidrometeorológicas que fazem parte da estrutura observacional do país para o monitoramento e alertas de desastres naturais.

“Jaraguá do Sul foi uma das primeiras cidades brasileiras a se inscrever para aquisição destes equipamentos tendo se credenciado logo nas primeiras semanas de janeiro quando houve o lançamento do projeto”, destacou o secretário da Defesa Civil, Marcelo Prochnow.  Segundo ele, ainda não há previsão para o repasse destes equipamentos para a cidade. “Alẽm de conhecer as instalações do Cemaden vamos conversar com direção da entidade para tentar agilizar a vinda dos pluviômetros o quanto antes para Jaraguá do Sul”, adiantou o secretário da Defesa Civil.

Em termos de tecnologia de prevenção de desastres naturais Jaraguá do Sul hoje dispõe de seis estações hidrometeorológicas em funcionamento sendo cinco delas instaladas na Barra do Rio Cerro e que pertencem à empresa Malwee Malhas, e outra, do grupo Arroz Urbano, no Jaraguá Esquerdo. Existem outras 18 estações como estas resultantes da parceria entre Defesa Civil de Jaraguá do Sul e Centro Católica de Santa Catarina que estão em fase de implementação. O município conta ainda uma estação meteorológica da Epagri, localizada no bairro Jaraguazinho.

Seção Comunicação PMJS : Emerson Gonçalves de Almeida

Foto: Ilustrativa

 

Pin It

Comentários estão fechados.