Jaraguá do Sul – Capacitação pretende assegurar alfabetização das crianças

Profissionais da Secretaria Municipal da Educação (Semed) participam entre os dias 18 e 22 de fevereiro, em Fraiburgo, no meio-oeste catarinense, da primeira capacitação do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), programa promovido pelo Ministério da Educação (MEC) em parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) que tem como objetivo assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental. Jaraguá do Sul aderiu ao PNAIC no ano passado e enviará ao evento cinco professores, uma orientadora, e dois coordenadores da Semed.

No próximo mês, eles repassarão as informações da capacitação para 207 professores de 1º, 2º e 3º anos da rede municipal de ensino. De acordo com o MEC, ao aderir ao Pacto, os  governos federal, do Distrito Federal, estadual e municipal assumem três compromissos:

-alfabetizar todas as crianças em língua portuguesa e em matemática;
-realizar avaliações anuais universais, aplicadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), junto aos concluintes do 3º ano do Ensino Fundamental;
-no caso dos estados, apoiar os municípios que tenham aderido às ações do Pacto, para sua efetiva implementação.

Fonte: Angélica de Freitas – coordenadora de Alfabetização da Semed 

Pin It

Comentários estão fechados.