Ituporanga convoca gestantes para imunização contra gripe A

Vacina em idosos

Mesmo superando a meta estabelecida a Secretaria Municipal de Saúde de Ituporanga está preocupada. A Campanha de imunização contra a Gripe A, atendeu pouco mais da metade das gestantes previstas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

De acordo com o coordenador da Sala de Vacina, Aldonei José de Melo, apenas 65% das gestantes foram vacinadas. Melo acredita que, a vacinação nas clínicas particulares, pode ter interferido. Um levantamento está sendo realizado.

“Esses estabelecimentos receberam a dose com um mês de antecedência e para se proteger as gestantes adquiriram a vacina. Em função disso optamos em fazer um levantamento junto as clínicas, para acrescentar aos dados ao relatório da Secretaria de Saúde. Estamos anotando também as crianças que foram imunizadas nos estabelecimentos particulares”, disse.

A Secretaria de Saúde informa o término da campanha de vacinação nesta sexta-feira,  dia 20, na Unidade Central. O horário de atendimento é das 08h às 17h sem fechar para o almoço.

Além das gestantes, fazem parte dos grupos prioritários: crianças com idade entre 6 meses e 5 anos, idosos, mulheres com até 45 dias após o parto, pessoas com doenças crônicas não transmissíveis, profissionais de saúde e indígenas. Esses grupos são mais suscetíveis a complicações pela gripe. A meta é imunizar 80% e Ituporanga já atingiu 95% dessas pessoas.

Estéla Becker

Pin It
Você gostaria de comentar?