Iniciado projeto de revitalização da Estrada Blumenau em Rio do Sul

IMG_7074

A equipe técnica da Secretaria de Infraestrutura (SEINFRA) da prefeitura de Rio do Sul deve apresentar em até dois meses o levantamento topográfico da Estrada Blumenau. Este é o primeiro de três passos que serão realizados pela prefeitura para montagem do projeto de reurbanização da via que tem quase quatro quilômetros de extensão e liga os bairros Taboão, Bremer e Bela Aliança ao centro da cidade.

Logo após o levantamento topográfico, deve ser feita ainda a análise do solo em pontos críticos da estrada, procedimento chamado de sondagem. A última fase do trabalho é a elaboração do projeto de engenharia.

Os detalhes da montagem do projeto foram apresentados na segunda-feira (20) pelos secretários de Gestão de Governo (SEGOV), Cristian Stassun e de Infraestrutura, Fábio Alexandrini, aos representantes das associações de moradores dos bairros Taboão, Bremer, Bela Aliança, Rainha e Navegantes, além de membros do movimento criado para incentivar a revitalização da Estrada Blumenau.

Enquanto o projeto está sendo elaborado, o prefeito de Rio do Sul, José Thomé já busca formas de financiamento para a obra, considerada uma das mais importantes na área de infraestrutura da cidade. A primeira delas foi realizada na semana passada, com o protocolo do pedido no Ministério das Cidades em Brasília (DF) pelo próprio prefeito, além de outros projetos.

A documentação protocolada continha o pré-projeto da reurbanização, onde consta a justificativa da obra e o orçamento inicial, que pode ter alterações mediante a conclusão do projeto. O valor inicial previsto é de R$ 16.930.631,50.

A ideia é que a reurbanização seja feita em três etapas, partindo do centro em direção ao bairro Taboão, depois partindo para o Bremer e finalizando no bairro Bela Aliança. Alguns trechos da Estrada Blumenau necessitam ganhar pista dupla.

O secretário de Infraestrutura, Fábio Alexandrini, informou que a prefeitura tem total interesse na melhoria da Estrada Blumenau pelas condições em que a via se encontra e também pelo grande tráfego de veículos que circulam diariamente pelo local, além de moradores de Lontras e Presidente Nereu que também usam a estrada. “As melhorias são importantes e urgentes. Nossa equipe vai trabalhar neste levantamento topográfico e a sondagem deverá ser contratada ou até mesmo em parceria”, comentou.

Clóvis Eduardo Cuco

Pin It
Você gostaria de comentar?