Incêndio em vegetação coloca em risco residências na localidade do São José

Incêndio em vegetação coloca em risco residências (6)

Um incêndio em vegetação na localidade de São José interior de Presidente Getúlio, colocou residências em risco na tarde desta quinta-feira (14).

A vegetação seca rapidamente foi consumida pelo fogo, que seguiu em direção de algumas residências próximas.

Três equipes dos Bombeiros Voluntários de Presidente Getúlio foram mobilizadas para o atendimento ao incêndio. Ninguém ficou ferido.

Segundo informações do Comandante da corporação, Amarildo Molinari, as equipes chegaram no local e o incêndio estava sendo controlado por populares.

“Nossas equipes chegaram no local do incêndio, iniciamos os trabalhos de controle e extinção total do fogo. Foram aproximadamente 3 hectares de propriedade queimada e que também foi minimizada com ação rápida da comunidade” frisou o Comandante.

Dois tratores com tanques de irrigação de propriedades vizinhas também estavam no local ajudando no combate ao incêndio.

Aproximadamente 2.500 litros de água do caminhão de combate a incêndios foi utilizado para os trabalhos dos bombeiros.

Ainda segundo o Comandante Amarildo, o incêndio iniciou após o proprietário de um terreno realizar a queima controlada, sendo que o tempo seco e o vento intenso resultaram na propagação do fogo para próximo das residências.

Orientações para este tempo de estiagem.

Os Bombeiros Voluntários de Presidente Getúlio dão dicas para este tempo seco e de estiagem que predomina no Estado e em diversas regiões do Brasil.

Essa condição combinada com a baixa umidade e o tempo seco do ar favorece ocorrências de incêndios florestais.

Criar aceiros nos terrenos a partir da limpeza da vegetação em um espaço de 1,5 m para evitar queimadas vizinhas, pode evitar que, em caso de incêndio, as chamas se espalhem. Também é necessário recolher folhas secas e não jogar bitucas de cigarro em locais onde há plantação.

Com o objetivo de prevenir queimadas tanto na área rural quanto na urbana, a corporação alerta os moradores sobre os perigos de limpar terrenos com fogo. Além de ser crime ambiental, a baixa umidade faz com que os focos de incêndio se espalhem mais rápido.

São diversas as formas do fogo se propagar de forma descontrolada, por isso fica o alerta e todo o cuidado para evitar tragédias.

Em caso de incêndio o telefone de emergência é o 193.

Alex de Lima

Pin It
Você gostaria de comentar?