Hospital Dr. Waldomiro Colautti zera fila de tomografias na regional de Ibirama

HDWC zera filas de tomografias (1)

Operacionalizando um tomógrafo desde maio de 2015, o Hospital Dr. Waldomiro Colautti, de Ibirama, zerou a fila de espera pelo exame de imagem. O equipamento que foi recebido como doação da Receita Federal, após uma apreensão no porto de Itajaí, precisou receber ajustes pelo governo do Estado para o completo funcionamento.

De acordo com o diretor do Hospital, Roberto Ferrari, a oferta do serviço veio em boa hora aos usuários. Foram zeradas as filas de espera de toda a regional de Ibirama, sendo possível atender a toda a demanda. “Atualmente, são realizados em média de 8 a 15 exames por dia. Além disso, temos os exames emergenciais. Nossas maiores demanda são por imagens de tórax, abdômen e crânio, tudo 100% SUS”, detalha.

São oferecidos 160 tomografias por mês para os pacientes da 14ª Regional. “Decidimos ampliar os atendimentos, temos capacidade para oferecer mais exames através do Sistema Único de Saúde. Por isso, vamos oferecer 55 exames para a regional de Rio do Sul, 35 para Timbó, 35 para Ituporanga e mais 35 para Taió. Isso totaliza mais 160 atendimentos.”, explica o diretor Roberto Ferrari.

Contabilizando os valores que o Estado tem investido na região, pode se calcular que cada exame tem um custo, fora da rede SUS, de R$ 400,00. A meta deste ano é fornecer 1920 diagnósticos por imagem, o que totaliza R$ 768 mil atendidos pelo SUS.

Além disso, o técnico em radiologia, Cristiano Tenfen, ainda destaca a economia gerada ao Estado por não precisar mais deslocar pacientes para outras regiões para realizar tomografias. Muitas vezes os profissionais da área, enfermeiros e até mesmo médico precisavam se ausentar do hospital para acompanhar. Isto gera, inclusive, mais segurança, por não precisarem estar na estrada.

Todos os exames são marcados pelo Sisreg. Esta integração visa agilizar e garantir qualidade ao processo de regulação nacional, dando assim uma maior credibilidade aos dados dos pacientes atendidos. Os municípios que gerenciam e encaminham as demandas ao Hospital Dr. Waldomiro Colautti para as tomografias.

Alinhar Comunicação 

Pin It
Você gostaria de comentar?