Grupo de Dança Sênior “Amor a Dança” de Presidente Getúlio comemora 18 anos de fundação

IMG_3178

O Grupo de Dança Sênior “Amor à Dança”, de Presidente Getúlio comemorou no dia 25 de abril, 18 anos de fundação. O evento aconteceu na Associação dos Aposentados, no período da tarde. O evento iniciou com a abertura oficial com presença de autoridades municipais, e após houve a apresentação do Grupo de Dança Amor a Dança.

O evento foi organizado pelo Grupo Amor a Dança, na presidência de Maria de Lurdes da Costa e com apoio da Coordenação Municipal da Terceira Idade. Estiveram presentes, a secretária de Educação Oriana Fillagranna representando o prefeito em exercício Ingo Braatz, Anair Becker representando o Secretário da Assistência Social, Paulo Moacir Oliani, o vereador Ernesto Avancini representando o presidente da Câmara Lenuir Effting, os responsáveis pela Associação dos Aposentados e Pensionistas, onde realizamos este evento Vitor Fey e Ana Fey e a pastora Marceli Fritz Winkel da Igreja Evangélica Luterana que nesse evento  fez uma reflexão da palavra de Deus e a Dança Sênior, além de coordenadores de grupos dos municípios vizinhos.

Participaram grupos das cidades de Joinville, Jaraguá do Sul, Pomerode, Ibirama, Dona Emma, Vitor Meireles, Timbó e Presidente Getúlio.

A assessora municipal da terceira Idade, Anair Becker, representando o secretário, falou que a dança é muito importante pois melhora a qualidade de vida, além de melhorar o equilíbrio, a integração social e na prevenção de doenças.

A secretária municipal de Educação, Oriana Fillagranna representando o Prefeito, parabenizou o grupo pelos 18 anos de fundação e pelo brilhante trabalho realizado resgatando a cultura local.

O Grupo de Dança Senior Amor a Dança tem como Coordenadora artística Roseli Henkel e a Presidente do Grupo Maria de Lurdes da Costa.

A Dança Sênior constitui-se de um conjunto sistematizado de coreografias baseado em danças folclóricas de diversos povos, especialmente adaptadas às possibilidades e necessidades da pessoa idosa. É uma atividade grupal, de baixo impacto, curta duração e não utilização de esforços intensos. As músicas alegres e ritmadas do folclore mundial, e agora também nacional são fatores de motivação e estimulação de todo o sistema motor e sua escolha depende da conotação emocional que se deseja associar ao movimento. O aprendizado das coreografias trabalha a atenção, concentração, percepção, lateralidade, ritmo, memória recente, orientação espacial, estimulando diversas habilidades psicomotoras e cognitivas, além de promover um trabalho motor com progressivo condicionamento físico associado à sensação de satisfação física e emocional.

O trabalho realizado em grupo é cooperativo, possibilitando maior entrosamento, facilitando a socialização e o enriquecimento das relações interpessoais. Capacidades individuais como mobilidade, flexibilidade, agilidade, resistência, equilíbrio estático e dinâmico, coordenação motora e outras podem ser estimuladas, reativadas ou recuperadas, influindo positivamente sobre o sentimento de auto-estima e eficácia.

Bianca Lima.

Pin It
Você gostaria de comentar?