Governo do Estado renova frota de ambulâncias do Samu

Foto arquivo: Julio Cavalheiro / Secom

Foto arquivo: Julio Cavalheiro / Secom

O Governo do Estado renovou a frota de ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) com a compra de 11 veículos do tipo Unidade de Suporte Avançado. As ambulâncias irão para os municípios de Araranguá, São Miguel do Oeste, Xanxerê, Blumenau, São José, Palhoça, Joaçaba, Lages, Joinville, Jaraguá do Sul e Canoinhas. Os recursos de R$ 1.515.800,00 são do Pacto por Santa Catarina.

Popularmente conhecidas como UTIs Móveis, as ambulâncias são usadas para atendimento e transporte de pacientes de alto risco em emergências pré-hospitalares e transporte inter-hospitalar que necessitam de cuidados médicos intensivos. As ambulâncias transportam equipe composta por médico, enfermeiro e condutor socorrista.

O governador do Estado, Raimundo Colombo reiterou a importância da renovação dos veículos. “Esse é um tipo de equipamento que roda 24 horas por dia. Por isso precisa ser constantemente renovado para garantir a segurança dos pacientes e de toda a equipe de atendimento médico”, reforçiu o governador.

O Samu de Santa Catarina oferece atendimento a todo o Estado por meio de Centrais de Regulação de Urgência 192. Somente nos três primeiros meses de 2017 o Samu recebeu 75.611 ligações, realizando 10.821 atendimentos com envio de ambulância ao local da ocorrência. Desse total de atendimentos, 2.319 foram realizados com Unidade de Suporte Avançado.

Gustavo Bitencourt

Pin It
Você gostaria de comentar?