Festa do Leite tem recorde de expositores e animais de alta qualidade

DSC_0077

A 20ª Expofeira Estadual do Leite realizada entre os dias 26 e 29 em Presidente Getúlio superou a expectativa da organização antes mesmo do início da festa. “A gente se surpreendeu com o número de animais inscritos, batemos o recorde neste ano, foram mais de 255. Ao decorrer da expofeira pudemos perceber ainda a qualidade destes animais, segundo o juiz que fez a avaliação na pista, estiveram aqui em Presidente Getúlio os melhores animais do Brasil”, ressaltou orgulhoso o prefeito, Nilson Stainsack.

Além de animais da região do Alto Vale, a 24ª Expofeira Agropecuária reuniu criadores de Chapecó, Braço do Norte, Lages e Indaial, ao todo foram 40 expositores. A feira deste ano, assim como em 2015, contou pontos para o ranking da Associação Catarinense de Criadores de Bovinos (ACCB). “Diante da notícia que não haverá exposição em Itajaí a feira de Presidente Getúlio se tornou a primeira do Vale do Itajaí, e devido a participação dos criadores neste ano, já podemos prever um aumento ainda maior para 2017”, explicou o superintendente técnico da ACCB, Vamiré Luis Sens.

O presidente da Cravil, Harry Dorow, destacou o cuidado e dedicação dos produtores de Presidente Getúlio e de toda região quando se fala em produção de leite e qualidade genética, ressaltando por isso, a importância da Expofeira Estadual do Leite. “Há muitos anos a Cravil vem participando da Festa do Leite e vem sendo parceira da administração municipal, por entender que através da expofeira agropecuária e do torneio leiteiro se mostra o trabalho dos produtores da nossa região, que é também uma maneira de incentivá-los a continuar investindo em tecnologia e melhoramento do rebanho e, consequentemente, aumentando a produção de leite”.

A 20ª edição da Expofeira Estadual do leite contou ainda com uma programação diversificada que atendeu diferentes públicos. Entre as atrações estavam a noite cultural, as opções distintas de cardápio no restaurante, os shows, a feira multissetorial, o desfile alegórico e o já tradicional concurso de tomadores de leite em metro, que também tem apoio da Cravil.

Destaque e premiação

Entre os premiados nas diversas categorias no julgamento de pista, está o criador e técnico agrícola da Cravil, Ivo Gutz, que conquistou o tricampeonato na Expofeira Estadual do Leite e agora segue em busca do tricampeonato também estadual.

Já no Torneio Leiteiro a competição foi acirrada sendo decidido, em uma das categorias, por uma diferença de 12 gramas. Na raça holandesa, a campeã da primeira categoria – até 36 meses, foi a vaca Érica, do criador getuliense Marcelo Geiser, com uma produção de 84.405 quilos. Já na segunda categoria – a partir de 36 meses, a grande campeã foi a Yeva, do produtor Adriano Rigon de Chapecó, que produziu 127.520 quilos. Na raça Jersey, a vaca Paty do produtor de Witmarsum Nelson Stein, estreante na competição, ficou com o primeiro lugar, produziu 71.265 quilos em quatro ordenhas pela categoria até 36 meses. Na segunda categoria, acima de 36 meses, a campeã foi a Glenda com uma produção de 82.635 quilos, do criador Werner Sant’anna de Presidente Getúlio.

Aline Kummrow/Cravil

Pin It
Você gostaria de comentar?