Festa do Agronegócio de Ibirama atrai milhares de visitantes

Realeza da 5ª Expoagro

A 4ª edição da Festa do Agronegócio de Ibirama, a Expoagro, levou milhares de pessoas durante o final de semana para o Centro de Eventos Ribeirão Taquaras. Na estrutura, montada especialmente para o evento, 8 mil moradores e visitantes puderam apreciar o trabalho das associações de produtores, o melhor da gastronomia local e a importância do turismo rural. Eram 27 estandes para abrigar a feira de negócios, entidades, o Museu da Agricultura, a praça de alimentação, a exposição de 30 artesãos e espaço de recreação para as crianças. Aproximadamente 30 expositores estiveram presentes com ovelhas, bovinos e cavalos. Uma empresa de tratores e outra de motos também participaram e conseguiram fechar negócios importantes durante a festa.

O mecânico Maurílio de Moraes Gonçalves gostou do que viu. “A Expoagro é importante para valorizar a agricultura familiar e para a população saber que ela é fundamental. Dependemos dos produtores e eles merecem ser reconhecidos”, analisou. Na sexta autoridades e público participaram da abertura oficial. O sábado começou com um desfile que contou com a participação de 89 máquinas agrícolas que saíram do Centro da cidade e fizeram um percurso de 1h30min até o local da festa.

Também no sábado foi escolhida a nova realeza da Expoagro. Ana Paula Souza, estudante de 20 anos e representante da Associação dos Apicultores, foi eleita a nova rainha. Já Thaís Durda, estudante de 18 anos e representante da Associação dos Ovinocultores foi escolhida a nova princesa. As duas representarão a Festa do Agronegócio de Ibirama até o último dia do evento em 2014.

Durante a Expoagro a gastronomia chamou a atenção e agradou todo o tipo de paladar. O jantar a base de peixe, promovido pela Associação de Piscicultores, foi servido para aproximadamente 500 pessoas. O almoço colonial, feito pela comunidade do Ribeirão Taquaras foi apreciado por cerca de 450 visitantes. O café caseiro, também da comunidade, foi saboreado por 300 pessoas. Ainda foram servidos 200 churrascos, prato promovido pela Comissão Organizadora da festa, e 500 almoços a base de ovelha, feitos pela Associação dos Ovinocultores.

Na programação também estiveram atrações como competições tradicionais, concurso de tomadores de chope em balde e bailes. “Trabalhamos muito para fazer uma Expoagro simples e muito bonita. Ficamos orgulhosos e surpreendidos positivamente com a participação de ibiramenses e turistas”, disse o prefeito de Ibirama Osvaldo Beltramini.

Exposição de animais Público Festa Tratoraço

Camile Magalhães – Oficina das Palavras.

fotos: Sheyla Germano e Daniela Cipriani

Pin It
Você gostaria de comentar?