Exercício simulado para eventos adversos ocorre neste fim de semana em Rio do Sul

Exercício simulado - Defesa Civils

A Defesa Civil de Rio do Sul e a Polícia Militar Ambiental promovem o primeiro exercício simulado do Programa de Ajuda Humanitária do município. O treinamento será realizado neste fim de semana (dias 29 e 30), das 8h às 18h. O objetivo é preparar órgãos de segurança e grupos de voluntários para eventos adversos de origem natural ou ocasionados pela ação humana.

O exercício simulado acontecerá na sede dos Servidores Públicos Municipais, na rua Mafalda Lingner Porto, bairro Progresso. A capacitação deverá receber grupos de todo o Alto Vale e para repassar instruções e auxiliar nas atividades, 40 homens do Batalhão da Polícia Militar Ambiental de Florianópolis também virão a Rio do Sul.

O assessor especial de Gabinete da Prefeitura, Bolívar Bittelbrunn, explica como será a dinâmica do treinamento. “Na sexta-feira, o objetivo é reunir informações sobre estruturas, equipamentos e quadro de pessoas disponíveis para atuar em situações de eventos adversos na região. Informações teóricas também serão repassadas aos participantes. Já no sábado, várias oficinas e simulações serão realizadas, como montagem de centrais de comando, operações aéreas e transposições em locais alagados”.

A capacitação, segundo Bittelbrunn, é a primeira realizada na região, e a intenção é fazer com que as respostas sejam cada vez mais rápidas em situações adversas. “Nós não podemos mais encarar as enchentes, por exemplo, como surpresa. Precisamos estar preparados e cada grupo que atuar nesses eventos deve saber quando e de que forma agir”, enfatiza.

Grupos interessados em participar do exercício simulado podem entrar em contato direto com a Defesa Civil de Rio do Sul no (47) 3521-7276.

Sindréia Nunes

Pin It
Você gostaria de comentar?