Estudante de Presidente Getúlio recebe prêmio Abracopel do concurso Eletricidade com Segurança

Ellen recebendo a premia鈬o - foto Helena Marquardt

A aluna Ellen Vahl, da Escola de Educação Básica Papa João XXIII, de Presidente Getúlio, recebeu nesta tarde, dia 30, o prêmio por ter vencido a etapa estadual do Concurso Eletricidade com Segurança, promovido pela Associação Brasileira de Conscientização sobre Perigos da Eletricidade (Abracopel) em parceria com a Celesc.

A cerimônia de premiação aconteceu na escola e contou com representantes da Abracopel e da gerente de Educação da 14ª Agência de desenvolvimento Regional (ADR) de Ibirama, Isolania Wippel. A estudante, que também ficou com a quinta colocação na etapa nacional, e a professora dela, Elenice Ridieri ganharam um tablet, troféu e certificado de participação.

O diretor executivo da Associação, Edson Martinho, relata que o concurso foi criado justamente para conscientizar as crianças sobre os riscos da eletricidade. “Já estamos na quinta edição e este tem sido um prêmio fantástico porque temos conseguido ‘plantar a raiz da segurança’ e essas crianças acabam inclusive levando esse conhecimento para suas famílias e suas comunidades, o que dá uma amplitude muito maior”, falou.

Atualmente o país registra cerca de 600 mortes por ano causadas por choque elétrico e Martinho ressalta que o número é alarmante, principalmente porque a maioria dos casos poderiam ser evitados através da informação.

Para conquistar o primeiro lugar no estado, a menina de 10 anos, retratou em seu desenho um poste de energia caído dentro de uma lagoa e um pai dando orientação ao filho para que ele não chegasse perto da água.  Ao receber a premiação a aluna, disse que não esperava ficar entre os melhores estudantes do país, mas garantiu que estava bastante contente. “Foi muito legal estou bem feliz de ter ganhado”, disse.

O diretor da escola, Bruno Loch, também disse estar feliz com a premiação e acredita que ela só foi conquistada porque a unidade tem como foco o trabalho em equipe. “Aqui existe a união. Sempre procuramos valorizar o professor, o aluno. Estamos sempre em busca de uma melhor qualidade da educação.”

De acordo com a gerente de Educação, Isolânia Wippel, o prêmio conquistado pela aluna da EEB Papa João XXIII é um orgulho para toda a região. “Apesar de ser uma escola pequena, eles se esforçam bastante. O diretor sempre incentiva a participação em diversos concursos e esse prêmio destaca o trabalho desenvolvido em toda a regional.”

Outro prêmio para a escola

E o dia foi mesmo de comemorações na unidade. Nesta manhã, o aluno Roger Marchi recebeu a premiação de outro concurso: o Mesadinha promovido pela Cresol da cidade para incentivar a educação financeira das crianças. Através de um desenho ele mostrou como economizar dede pequeno e ficou com o primeiro lugar. Como prêmio ganhou um patinete.

 

Helena Marquardt

Pin It
Você gostaria de comentar?