Escolas de Presidente Getúlio recebem benefícios para coletar óleo usado de cozinha

IMG_2792

No dia 01 de abril aconteceu a entrega dos cheques para as escolas referentes a arrecadação de óleo de cozinha em 2015. Desde meados de 2011, a prefeitura de Presidente Getúlio está coletando periodicamente óleo saturado de cozinha (azeite usado) para fazer a destinação correta. Através de uma parceria firmada com a AFUBRA (Associação de Fumicultores do Brasil) de Rio do Sul e as escolas do município, foi conseguido retirar grande quantidade de óleo do ambiente, evitando a contaminação da água e problemas ambientais diversos.

Lembrando que as escolas que destinam o óleo saturado usado de cozinha ganham a quantidade de R$0,50 por litro destinado. Essa entrega aconteceu na Secretaria da Educação, onde estiveram presentes as diretoras da EMEB Tancredo Neves Janete Mondini, EMEB Guilherme Rotermel Tania Fontana Nuss e CEIM Cantinho Feliz LilyJahn, a secretária de Educação Oriana Fillagranna, a coordenadora do projeto no município Ana Lúcia Bittencourt e a diretora de Turismo VanieleWeinrich.Nos próximos meses terá mais escolas recebendo o cheque.

Vale salientar que 01 litro de azeite lançado no ralo contamina milhares de litros de água, água esta que nos faltará no futuro. É um grande agente contaminador e prejudica diretamente a qualidade de vida humana, sem contar o estrago que faz nos ecossistemas aquáticos bem como os problemas que causa nas tubulações e em caixas de gordura das residências.

No último ciclo, referente ao ano de 2015, o município de Presidente Getúlio recolheu uma quantidade de 3.184 litros de óleo usado de cozinha. Tendo a EMEB Guilherme Rotermel arrecadou 1901 litros de óleo, EMEB Tancredo Neves arrecadou 416 litros, CEIM Dom Quixote 387 litros, CEIM Cantinho Feliz: 291, Escola Bernardo Muller 146 litros, Escola Caminho Helvécia 90 litros e Walter Buss 48 litros.

“Presidente Getúlio é o município mais atuante em relação ao Programa de recolhimento de óleo de cozinha”, enfatiza João Paulo, da Afubra. João Paulo salienta que nos três Estados participantes (SC, RS e PR) foram arrecadados mais de 300 mil litros de óleo.

No ano de 2015, foi retirada a quantidade de 3.180 litros de óleo usado do ambiente em Presidente Getúlio, dando destinação adequada. Este óleo vai para uma Usina de Bioenergia, onde o óleo coletado é transformado em biodiesel. No estado de Santa Catarina são 26 municípios que participam deste programa e Presidente Getúlio vem se destacando entre os demais municípios que participam do projeto.

O nosso município hoje é referência para a região do Alto Vale do Itajaí.

A destinação final adequada do óleo de cozinha que é um produto muito nocivo ao meio ambiente é um dos compromissos de Presidente Getúlio com o desenvolvimento sustentável, venha fazer parte deste programa você também, leve seu óleo usado dentro de garrafas pet de dois litros na escola mais próxima, faça sua parte!

Escolas que estão participando do Programa:

  • Escola Municipal de Ensino Básico Guilherme Rotermel- Bairro Niterói
  • Escola de Educação Básica Papa João XXIII
  • Centro de Educação Infantil Municipal Dom Quixote – Centro
  • Centro de Educação Infantil Municipal Chapeuzinho Vermelho- Rio Ferro
  • Centro de Educação Infantil Municipal Agostinho Sehnem – Revólver
  • Escola de Ensino Fundamental Bernardo Müller- Serra dos Índios
  • Centro de Educação Infantil Municipal Pingo de Gente- Bairro Niterói
  • Centro de Educação Infantil Municipal Adelina Clara Hess de Souza- Centro
  • Escola de Ensino Fundamental Walter Buss – Papanduva
  • Escola Municipal de Ensino Básico Tancredo Neves- Pinheiro
  • Centro de Educação Infantil Municipal Cantinho Feliz- Pinheiro
  • Escola de Ensino Fundamental Caminho Helvécia- Caminho Helvécia 

(Se a sua escola ainda não está participando do programa entre em contato para cadastramento. Para dúvidas ou informações ligue para 33520422 e fale com a responsável pelo Programa de Coleta de Óleo Saturado na cidade: Ana Lúcia Bittencourt).

Bianca Lima.

Pin It
Você gostaria de comentar?