Epagri de Ibirama promove treinamento na área de piscicultura

Foto Marcelo Steiner Epagri

Pensando em promover ainda mais a piscicultura na região, o escritório local da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri) de Ibirama promoveu no dia 28 de abril, um treinamento para os piscicultores do município sócios da Associação dos Aquicultores de Ibirama (Aquibi).

O curso, que contou com aula teórica e prática de campo foi ministrado pelos pesquisadores da Epagri, Dr. Bruno Corrêa da Silva, e Dra. Natália da Costa Marchiori, que desenvolvem trabalhos na área de piscicultura de água doce no Campo Experimental da Epagri de Camboriú e Estação Experimental da Epagri de Itajaí. Os pesquisadores pertencem a equipe de extencionistas do Centro de Desenvolvimento de Aquicultura e Pesca de Santa Catarina.

Na oportunidade, os instrutores abordaram assuntos importantes para a criação de peixes de forma eficiente e com lucratividade, como aspectos de manejo e qualidade da água, manejo da produção e nutrição alimentar, controle e prevenção de doenças, além de uma aula prática na propriedade do sócio da Aquibi, Egon Becker na comunidade de Serra São Miguel, sobre biometria, manejo da água e cálculo de ração para alimentação adequada.

Participaram do curso 34 produtores do município que produzem juntos anualmente cerca de 280 toneladas de peixes, a grande maioria da espécie tilápia nilótica. A produção é comercializada em peque-pagues da região e frigoríficos de outras regiões do estado e do país.

Para o técnico da Epagri de Ibirama, Marcelo Steiner, o evento foi muito importante para conscientizar os produtores da importância de produzir com eficiência. “A piscicultura é uma atividade de risco e se não for bem conduzida não traz bons resultados, mas se o produtor seguir as recomendações técnicas essa atividade pode trazer um bom retorno econômico e assim ser mais uma alternativa de renda para as famílias rurais”, destacou.

Helena Marquardt

Pin It
Você gostaria de comentar?