Encontros do 6º Grupo de Combate ao uso do Tabaco começam nesta quinta-feira em Agrolândia

Um dos serviços disponibilizados à população de Agrolândia, através da Secretaria de Saúde, é o Grupo de Combate ao uso do Tabaco. Está programado para as 19h desta quinta-feira, dia 18, o primeiro encontro do 6º grupo. “A ideia é trabalharmos com um grupo por período. O noturno começa amanhã, o da tarde já está em andamento e a proposta é criar também um grupo para encontros no período da manhã”, ressalta o secretário Manfred Grimm.

Cada turma é formada por 15 participantes. Primeiro eles passam por uma avaliação individual, que determina a necessidade de um Raio-X do tórax e do uso de medicamentos para auxiliar no tratamento. O Ministério da Saúde e a Prefeitura disponibilizam ainda adesivos e gomas de nicotina.

No primeiro mês de trabalho são quatro encontros em grupo, sendo um por semana, na Unidade Básica de Saúde do Centro. Depois passa a ser quinzenal. “A cada encontro fizemos também o controle do peso de cada participante e a aferição da pressão arterial”, explica a psicóloga, Jaqueline Fuck Jochem.

O trabalho conta com o acompanhamento de uma equipe multiprofissional, formada também por médico e fisioterapeuta. “Essa atividade tem como principal objetivo oferecer à nossa população mais saúde e qualidade de vida. Por tanto, quem tiver interesse em largar o vício do cigarro com a ajuda de profissionais capacitados pode procurar a Unidade Básica e fazer a inscrição”, destaca o prefeito Urbano José Dalcanale.

Pin It
Você gostaria de comentar?