Encontro de Mulheres Agricultoras da ADR de Ibirama reúne cerca de 300 participantes

Foto multid縊 Helena Marquardt

“Já fico esperando o evento do ano que vem”. A frase da donaemense  Dirma Schurt, resumiu o sentimento das cerca de 300 agricultoras que participaram do segundo Encontro de Mulheres  Agricultoras da Agência de Desenvolvimento Regional de Ibirama, que foi realizado nesta quarta-feira, dia 24, e contou com uma programação diversificada para agradar o público de todas as idades.

A agricultora de 68 anos que trabalhou na roça durante toda a vida, afirma que acompanhou atenta a todas as palestras e diversas apresentações culturais que marcaram o dia. “Gostei muito e já pedi para não esquecerem de mim  na próxima vez porque quero participar de novo.  Hoje até tinha sido convidada para um encontro de idosos, mas desisti  para vir aqui e valeu a pena, não me arrependi.”

A fumicultora Marli May Kniess, que participou da primeira e agora da segunda edição, também comentou que adorou o evento. “Foi muito bom, muito gratificante. Um dia em que esquecemos a rotina do dia a dia. Se deus quiser no terceiro encontro também estarei aqui.”

A programação do evento incluiu café, palestras sobre o empoderamento da mulher agricultora e sucessão familiar, oportunidades do turismo para famílias agricultoras, almoço gratuito, apresentações musicais, a primeira Feira de Trocas de Mudas e Sementes e diversas outras atrações como exposição de artesanato dos municípios e até dinâmicas de grupo.

A gerente de Políticas Socioeconômicas Rurais e Urbanas da ADR de Ibirama, Edna Beltrame Gesser, que foi a grande organizadora do evento, afirma que ficou feliz com o sucesso do Encontro. “Tivemos a participação de grupos dos nove municípios da região, inclusive agricultoras indígenas de José Boiteux. As palestras foram muito boas, foi uma troca de experiências e conhecimento durante todo o dia e tenho certeza que agora essas mulheres vão voltar para suas famílias mais motivadas.”

Outro ponto alto do encontro citado por Edna foi a apresentação de cases de sucesso de agricultoras de Lontras e Vitor Meireles, que transformaram o seu sonho em realidade e hoje garantem o sustento de toda a família através  do seu trabalho. “Elas trabalham em conjunto com os maridos desde o plantio até a colheita e venda. São realmente guerreiras que dão um exemplo de vida para qualquer classe, seja a política ou empresária. Temos aqui hoje a força do potencial agrícola de nossa região.”

Primeira Feira de Trocas de Sementes e Mudas foi destaque do evento

A primeira Feira de Trocas de Sementes e Mudas, organizada com o apoio da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri) foi um dos grandes destaques do evento.  Durante todo o dia as participantes puderam apresentar e conhecer espécies diferentes e o melhor de tudo: lavá-las para plantar em casa.  “As mulheres trouxeram sementes e levaram para sua comunidade, foi um sucesso”, ressaltou.

Em seu discurso o secretário Executivo da ADR de Ibirama, Jamir Marcelo Schmidt, agradeceu a presença das cerca de 300 mulheres e parabenizou as participantes pela iniciativa na troca de novas experiências. “Hoje puder perceber o quanto elas foram educadas e prestigiaram atentas as palestras. Também observei a beleza de cada mulher que esteve participando, e a beleza a que me refiro vai muito além da física, é a interior, e que perdura por toda a vida. Todas estão de parabéns.”

Helena Marquardt

Pin It
Você gostaria de comentar?