Empresários apresentam projeto para ampliação de ferrovia turística no Alto Vale do Itajaí

florianopolis_-_ferrovia_turistica_20160225_1855518326

O governador Raimundo Colombo recebeu na tarde desta quinta-feira, 25, em Florianópolis, empresários da associação Tremtur que buscam parcerias para ampliar ferrovia turística na região do Alto Vale do Itajaí. A proposta é de que o Governo do Estado participe dos trabalhos, contratando serviços do Exército. Representantes do Batalhão Ferroviário do Exército em Santa Catarina e empresários da Tremtur agora vão preparar um orçamento para avaliação da viabilidade da parceria.

“Essa é uma boa ideia e temos muito interesse em contribuir. Além de um resgate cultural e histórico da região, a promoção de novas atividades do turismo é de grande contribuição para a economia catarinense”, defendeu o governador.

O empresário representante da Tremtur, Germano Emílio Purnhagen, explicou que o novo trecho, como 16 quilômetros, teria finalidade essencialmente turística, com administração por empresários locais. “Trata-se de um projeto essencial para o desenvolvimento turístico do Alto Vale do Itajaí. Esse novo trecho vai do Bairro Riachuelo, na cidade de Lontras, passando pelas proximidades da Usina Salto Pilão, até o município de Apiúna, onde já temos um trecho com 2,8 quilômetros em operação. É uma região com muitas belezas naturais, entre as montanhas do Vale”, explicou.

Ele informou que existem, ainda, outros projetos para promoção do turismo local, como a construção de um teleférico.
Também participaram da audiência desta quinta-feira, o presidente do Departamento Estadual de Infraestrutura (Deinfra), Wanderley Agostini; o secretário de Estado da Defesa Civil, Milton Hobus; e o secretário executivo da Agência de Desenvolvimento Regional de Rio do Sul, Ítalo Goral.

Alexandre Lenzi

Pin It
Você gostaria de comentar?