Jaraguá do sul – Professores visitam casas dos alunos

Desde o mês de fevereiro deste ano, a Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Francisco de Paula (bairro Chico de Paulo) vem realizando os encontros mensais dos professores (reunião pedagógica e conselho de classe) de uma forma diferente. Parte do período os profissionais discutem, no ambiente escolar, assuntos previstos na pauta e, num segundo momento, os professores se deslocam pelas ruas do bairro visitando as residências dos estudantes.

De acordo com a diretora da unidade de ensino, Sirley Schappo, “ o objetivo dessa visita é conhecer a realidade sócio-econômica dos alunos para poder entender algumas atitudes e pensamentos deles, e intervir de maneira mais efetiva em sala de aula. Percebemos que nenhum professor morava naquela comunidade e só conheciam a Rua Joaquim Francisco de Paula até onde está localizada a escola. Mas a maioria dos estudantes mora no trecho acima da unidade. Alguns, cerca de três quilômetros de distância, na parte de barro da via”.

Na reunião do mês de março, os professores do 6º ao 9º ano foram para a rua e, em abril, foi a vez dos professores do pré ao 5° ano. “Todos os profissionais aprovaram a ideia, que, segundo eles, possibilitou conhecer melhor seus alunos. Eles já solicitaram que nas próximas reuniões se repita a atividade para conhecer os outros espaços em que moram alunos atendidos pela escola, como o “Loteamento Corupá”, acrescenta Sirley.

Pin It
Você gostaria de comentar?