Domingo será dia de conhecer a rotina do homem do campo em Rio do Sul

Acolhida 1

Será realizado no próximo domingo (22), o Programa Acolhida Portas – Abertas, evento promocional, organizado pelo grupo local da Acolhida na Colônia, que tem por objetivos promover e divulgar os destinos envolvidos com o projeto, associados e parceiros, com um preço solidário, dando a oportunidade aos interessados em percorrer as propriedades, divertindo-se e saboreando seus atrativos e serviços turísticos.

O evento inicia às 8h, com saída em frente à Catedral São João Batista, no centro da cidade. Os participantes farão o roteiro de agroturismo com a Jabiraca, veículo de lazer cedido pela Prefeitura de Rio do Sul, uma diversão à parte. A primeira propriedade associada é o Sítio Schlesser, na Serra Taboão, onde haverá um saboroso lanche da Colônia, brinquedos em meio ao bosque, como pernas de pau, espirobol e diversos balanços, além do passeio de Tobata e as visitas à Casa do Mel e à Oficina das vassouras de palha.

Em seguida, os visitantes partem para o bairro Albertina, onde será servido um autêntico almoço da Colônia, no Restaurante Sabores da Roça, instalado em uma antiga Olaria. O espaço recém-inaugurado se destaca pela gastronomia do homem do campo servida em um espaço rústico em todos os detalhes. Após o almoço, os visitantes partem com a Jabiraca para o Sítio Heiber, no Canta Galo, onde haverá visita à produção orgânica, lazer com os carrinhos de madeira, descida de papelão no morro da propriedade, a oportunidade de brincar na Casa da Árvore e na Cabana de Palha e o slackline.

Para o encerramento, os agricultores do Sítio Heiber oferecem um saboroso lanche da Colônia. O roteiro encerra-se no final da tarde de domingo, com chegada prevista para as 17h30m, em frente à Catedral São João Batista.

Associação Acolhida na Colônia

A Associação de Agroturismo Acolhida na Colônia surgiu no Brasil, em 1998, na região das Encostas da Serra Geral, em Santa Catarina. Integrada à Rede Accueil Paysan (atuante na França desde 1987), seu objetivo é promover e valorizar o modo de vida no campo, através do agroturismo ecológico, oferecendo produtos que protegem o meio ambiente e a saúde dos visitantes. Seguindo essa proposta, os agricultores familiares da Acolhida na Colônia abrem suas casas para o convívio no dia a dia, compartilhando o saber fazer, as histórias, valores e paisagens, além de oferecer hospedagens simples e aconchegantes com direito a conversas na beira do fogão a lenha, a tradicional fartura nas mesas e passeios pelo campo.

Atualmente, além da associação composta por agricultores familiares das Encostas da Serra Geral, na região de Santa Rosa de Lima, existem no estado outras quatro associações que promovem ações e princípios da Acolhida na Colônia em suas regiões: Vale dos Imigrantes (Agrolândia, Agronômica e Rio do Sul), Vale das Tradições (Apiúna, Presidente Getúlio, Presidente Nereu, Vitor Meireles e Witmarsum), Rota das Nascentes (Atalanta, Aurora e Vidal Ramos) e Serra Catarinense. As propriedades atendem ao turismo rural, turismo pedagógico e turismo da melhor idade e oferecem almoço, café e lanche na colônia, hospedagem em quartos e cabanas coloniais, pescaria, trilhas ecológicas, visitação em cachoeiras, quedas d’água e na produção orgânica e agroecológica, passeios a cavalo, áreas para a realização de eventos privados e espaços para brincadeiras e diversão ao ar livre do campo.

A implantação da Associação de Agroturismo Acolhida na Colônia em Rio do Sul iniciou em 2013, com o Sítio Heiber, que associou-se em 2014. Em 2015, o Sítio Schlesser foi inserido no circuito municipal e, em 17 de abril deste ano, a terceira propriedade foi lançada, o Restaurante Sabores da Roça. A intenção do grupo local é a implantação de mais duas propriedades até o final deste ano, ampliando a potencialidade do Circuito Municipal de Agroturismo Acolhida na Colônia no mercado externo, através da oferta de hospedagem rural também, bastante procurada pelos visitantes, que pretendem permanecer mais tempo em contato com os agricultores.

O Acolhida Portas – Abertas é promovido pela equipe local da Acolhida na Colônia, que é composta pelos agricultores associados, por multiplicadores cedidos pelo poder público municipal e por parceiros do projeto e conta com o apoio da Prefeitura de Rio do Sul, através da Secretaria de Agricultura e da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Empreendedorismo.

Os ingressos para o dia 22 estão todos vendidos, mas interessados em conhecer o Circuito Municipal de Agroturismo da Acolhida na Colônia podem agendar diretamente nas propriedades, ou entrar em contato com seus multiplicadores, na Secretaria Municipal de Agricultura, através do telefone: (47) 3531-1140, ou através do e-mail da assessoria técnica no Alto Vale do Itajaí: [email protected]. Para conhecer e acompanhar a Acolhida na Colônia em Santa Catarina acesse o facebook Acolhida na Colônia.

Rafael José Beling
Pin It
Você gostaria de comentar?