Dia 30 de setembro acontece o Encontro Municipal em Comemoração ao Dia do Idoso 2017

10

A Prefeitura de Ibirama, Secretaria Municipal de Assistência Social e Habitação e Departamento Municipal do Idoso, convidam todos os idosos de Ibirama para participarem do Encontro Municipal em Comemoração ao Dia do Idoso 2017.

O evento será no sábado, dia 30 de setembro, a partir das 13h, no Centro de Eventos Taquaras. A programação da tarde contará com: abertura oficial, apresentações culturais, tarde dançante e o tradicional café gratuito para os idosos.

O Encontro tem o objetivo de realizar atividades de cultura, lazer, diversão e entretenimento para o idoso, respeitando seus limites físicos e psíquicos, a fim de garantir o acesso às atividades, que proporcionem a concretização de seus direitos.

“Observamos a atenção que o Governo Municipal de Ibirama disponibiliza aos idosos, dando prioridade nos serviços e incentivando todos os servidores a acolherem com afeição cada idoso nos setores, estimulando um bom atendimento, o respeito e a valorização. Com esse olhar, é que desenhamos diferentes ações para esse público e este projeto, em especial, destina-se exclusivamente para comemorar a vida, a história e principalmente os direitos dos idosos ibiramenses”, disse o secretário municipal de assistência social e habitação, Filipe Ponchielli dos Reis.

Os idosos que queiram participar, devem retirar os cartões do café com os coordenadores dos grupos de idosos, realezas dos idosos, Secretaria Municipal de Assistência Social e Habitação, Departamento do Idoso (CRAS), ou ainda no Centro Administrativo da Prefeitura de Ibirama.

Outras informações nos telefones: 47 3357-8530 ou 47 3357-8572.

Dia do Idoso

No Brasil, o Dia do Idoso é comemorado na mesma data do Dia Internacional do Idoso – em 1º de outubro, data estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU), na Assembleia Mundial sobre o Envelhecimento, realizada em 1982, na Áustria.

A Lei nº 11.443, de 28 de dezembro de 2006, além de instituir o dia 1º de outubro para as comemorações, determina que os órgãos públicos responsáveis pela coordenação e implementação da Política do Idoso se responsabilizem pela realização e divulgação de eventos que valorizem a pessoa idosa na sociedade.

Dados IBGE

Dados do Censo Demográfico 2010, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), revelaram um aumento da população com 65 anos ou mais, que era de 4,8% em 1991, passando a 5,9% em 2000, e chegando a 7,4% em 2010.

Em Ibirama, segundo o IBGE 2010, no município há 2090 idosos. O município possui 28 grupos de Idosos, com a participação de mais de mil pessoas, que se reúnem semanalmente ou mensalmente para desenvolverem atividades como bingo, danças, orações, conversas, para tomar café, viajar, entre outras atividades.

A Realeza dos Idosos de Ibirama 2016/2017 é composta por:

Gisela Leitzke – Rainha (Grupo Estrela Viva);

Margarina Nass – 1ª Princesa (Grupo Ribeirão das Pedras);

Estefanea Sprenger – 2 Princesa (Grupo Rafael Alto);

Rudibert Voss – Rei (Grupo Taquaras);

Onivo Grubert – 1º Cavalheiro (Grupo Rafael Baixo);

Rainoldo Sprenger – 2º Cavalheiro – (Grupo Rafael Alto).
Sheyla Germano

Pin It
Você gostaria de comentar?