Departamento de Turismo de Presidente Getúlio faz lançamento do Projeto Cidade Limpa, Cidade Responsável

IMG_3105

Com intuito de realizar uma ampla conscientização sobre o lixo, o Departamento de Turismo e Meio Ambiente de Presidente Getúlio realizou nesta segunda-feira, dia 11 de abril o Lançamento do Projeto Cidade Limpa, Cidade Responsável.  O evento aconteceu na Câmara de Vereadores e marcou o início dos trabalhos que contará com palestras nas comunidades e escolas, distribuição de cartilhas e oficinas diversas.

No mês de abril as palestras serão realizadas no dia 12/04 a tarde e dia 13/04 de manhã na Escola Papa João XXIII no Mirador, no dia 13, a tarde, na Escola Walter Buss na Papanduva e a noite para a Associação de Agricultores de Ribeirão Urú, no dia 26 a noite para a Associação de Agricultores da Papanduva e dia 27/04 a noite na Escola Bernardo Muller.

As palestras serão ministradas pela Analista Ambiental da Empresa Serrana Engenharia, Ana Cláudia Habeck. No mês de maio as datas ainda serão definidas e comunicadas. O objetivo é que todas as comunidades de Presidente Getúlio recebam as palestras.

A diretora de Turismo Vaniele Weinrich e a bióloga Ana Lúcia Bittencourt apresentaram o projeto onde tem como apoiadores a Secretaria da Educação e a Empresa Serrana Engenharia. Também ressaltaram que o projeto contempla a confecção de 10 lixeiras pilotos, com o objetivo de fortalecer a parceria com as escolas no recolhimento de pilhas e óleo e com empresas de coleta de lixo eletrônico.

Este foi um anseio da população que vem percebendo os problemas causados pelo lixo em todo o município. O lixo quando não manuseado, armazenado e destinado de forma correta, torna-se um problema de saúde pública, pois pode causar e transmitir doenças, entupir bueiros causando alagamentos, atrair ratos e outros animais diversos, bem como contaminar o solo e os afluentes.

O objetivo do Projeto Cidade Limpa, Cidade Responsável visa ordenar a problemática do lixo em Presidente Getúlio, melhorando assim o aspecto sanitário da área rural e urbana do município, sensibilizando a comunidade para a necessidade da destinação adequada de cada tipo de resíduo. Esse conjunto de ações visa deixar a cidade mais bonita e melhor para se viver.

O Departamento de Turismo e Meio Ambiente elaborou uma cartilha prática para ser usada como guia de bolso, onde nela constam informações pertinentes ao lixo: o que é lixo? tipos de lixo, a importância de separar o lixo seco do molhado, legislação que regula os diferentes tipos de resíduos e sua destinação final, onde as pessoas podem estar levando determinados tipos de lixo em Presidente Getúlio e curiosidades sobre este tema.

Estiveram presentes no Lançamento, presidente da Câmara de Vereadores Lenuir Effting, vereadores, secretário de Agricultura Arcísio Hoppe, diretores  (as) das Unidades Escolares, representante da Empresa Serrana Engenharia, Vigilancia Sanitária e Epidemiológica, Departamento de Transito, Diretoria de Planejamento, Departamento de Turismo e comunidade.

Bianca Lima.

Pin It
Você gostaria de comentar?