Definida programação da 2ª Conferência Estadual de Proteção e Defesa Civil

CONFERENCIA

Há menos de dez dias para a Conferência Estadual de Proteção e Defesa Civil, foi definida pela Comissão Organizadora Estadual a programação da 2ª Conferência Estadual de Proteção e Defesa Civil, que tem como tema: “Proteção e Defesa Civil: novos paradigmas para o Sistema Nacional”.

A temática vai promover, incentivar e colocar em discussão a questão da Proteção na Defesa Civil. Um dos fatores que motivou a escolha é integrar a sociedade em ações em prol de defesa civil. A iniciativa é para que União, Estado, municípios, entidades de classe e a própria comunidade adotem medidas preventivas e atenuantes, necessárias à redução dos riscos de desastres.

A etapa estadual ocorre entre os dias 26 e 27 de março. O local que vai receber os participantes é o Sesc Rural, situado na rodovia SC 425, Km 4,5, na zona rural do distrito de Índios, no bairro Rincão Comprido, em Lages.

Eixos definidos pelo Ministério da Integração vão ser discutidos 

Entre as ações desenvolvidas na 2ª Conferência Estadual de Proteção e Defesa Civil estão palestras, discussões sobre os eixos, debates e a eleição dos delegados que vão representar Santa Catarina na etapa nacional entre os dias 27 e 30 de maio, em Brasília. Mas sem dúvida, o momento crucial para dar seguimento aos trabalhos na Capital Federal é a discussão sobre os quatro eixos, pré-definidos pelo Ministério da Integração, através da Secretaria Nacional de Defesa Civil. Eles foram divididos em quatro ações.

  1. Gestão integrada de riscos e resposta a desastres;
  2. Integração de Políticas Públicas relacionadas à Proteção e à Defesa Civil;
  3. Gestão do Conhecimento em Proteção e Defesa Civil;
  4. Mobilização e promoção de uma cultura de Proteção e Defesa Civil na busca de Cidades Resilientes.

Para debater esses eixos, a Defesa Civil de Santa Catarina vai dividir os participantes em grupos, que estarão em ambientes separados para facilitar as discussões.

Desde novembro foram realizadas 22 Conferências Intermunicipais, duas municipais e, no dia 20, às 17h, será realizada a única Conferência Livre, na Udesc, em Florianópolis.

Os eventos já realizados somam 500 delegados que vão participar da 2ª Conferência Estadual de Proteção e Defesa Civil. Eles estão divididos em 225 representantes da sociedade civil organizada, 175 do Poder Público e Agentes da Defesa Civil, 50 de Conselhos Profissionais e de Direito e 50 delegados da Comunidade Científica.

Vão participar da 2ª CEPDC os Coordenadores Regionais de Defesa Civil, integrantes da  Comissão Estadual da Conferência, colaboradores da Secretaria de Estado da Defesa Civil de Santa Catarina, palestrantes, equipe de relatoria, convidados, e observadores.

Pin It
Você gostaria de comentar?