Defesa Civil SC alerta para deslizamentos de terra

A Defesa Civil SC mantém aviso de alerta para risco de deslizamentos de terra devido à previsão de chuva no início desta semana. A previsão indica chuva mais intensa para a noite desta segunda-feira (5), do Planalto ao Litoral, com valores de 30 a 50 mm em média, podendo ocorrer pontuais maiores especialmente no Litoral Norte e Planalto Norte.

As regiões entre o Planalto e o Litoral permanecem em atenção para o risco de deslizamentos de terra, devido aos acumulados de chuva ocorridos no final de semana e aos indicativos para esta segunda (5) e terça-feira (6)”, avisa o gerente de Monitoramento e Alerta Frederico de Moraes.

Para hoje (6) o sol volta a aparecer em boa parte de SC e a temperatura declina com a chegada de uma massa de ar frio e seco de origem polar.

Recomendações da Defesa Civil SC:

Deslizamentos de terra: deve ser observado qualquer movimento de terra ou rochas próximas a residências, inclinação de postes e árvores e rachaduras em muros ou paredes. Neste caso, é recomendável que a família saia de casa e acione a Defesa Civil municipal pelo 199 ou o Corpo de Bombeiros 193.

 

Chuva e deslizamentos no fim de semana

Devido ao acumulo de chuva de chuva deste fim de semana, houve deslizamentos em alguns municípios. Em Ituporanga, um deslizamento de terra no Bairro Gabiroba interditou uma residência e deixou quatro pessoas desalojadas. Elas se abrigaram na casa de parentes. Já no domingo (3), um desmoronamento obstruiu totalmente a pista ao lado da cabeceira da ponte nova sentido Sul, em Pescaria Brava. Em Joinville uma queda de muro interditou parcialmente duas residências e em Balneário Camboriú também houve deslizamento, sem danos.

Maiores acumulados de chuva (mm) nas ultimas 24 horas em SC (16h-03/09 às 16h-04/09/2016)

 

IMBITUBA* 132mm

FLORIANÓPOLIS* 130mm

PORTO BELO 130mm

BOMBINHAS 128mm

IMBITUBA 125mm

GAROPABA 116mm

NAVEGANTES 113mm

LAGUNA 111mm

GOVERNADOR CELSO RAMOS 106mm

Fonte: Estações pluviométricas CEMADEN – EPAGRI/CIRAM*

Pin It
Você gostaria de comentar?