Defesa Civil recebe sistema de monitoramento online do nível do rio

Estação telemétrica 3

A Defesa Civil de Rio do Sul recebe mais dois equipamentos importantes para o monitoramento do nível dos rios e dos índices pluviométricos no município. Duas estações telemétricas estão sendo instaladas na manhã desta segunda-feira (2), uma na Ponte Dom Tito Buss, que avalia a situação do rio Itajaí-Açu, e outra na ponte Professora Hannelore Hartmann, localizada na rua XV de Novembro, que avalia a situação do nível do rio Itajaí do Sul.

O investimento nos equipamentos foi de R$ 45,8 mil, realizado por meio do Fundo de Reequipamento dos Bombeiros (Funrebom), e promete revolucionar o trabalho realizado pela Defesa Civil de Rio do Sul em períodos de inundações. “Antes desse equipamento, o monitoramento do nível era feito de hora em hora, exigindo o deslocamento de um veículo e de um servidor do órgão para verificação em campo. Agora, teremos diversos índices atualizados de maneira online, em um intervalo de tempo de 10 minutos”, comemora o diretor da Defesa Civil de Rio do Sul, Teodoro Luiz da Silva.

As estações telemétricas possuem equipamentos para medição de temperatura, umidade, pressão atmosférica, velocidade e direção do vento, índice pluviométrico e previsão meteorológica, todos interligados a um sistema online de transmissão de dados. “Após instalado e realizados os testes de calibragem, o cidadão rio-sulense poderá acessar a página da Defesa Civil de Rio do Sul na internet e acompanhar os dados em tempo real, atualizados a cada 10 minutos. Será uma evolução importante nas informações repassadas pela Defesa Civil do município”, afirma o diretor.

Para o prefeito de Rio do Sul, Garibaldi Antônio Ayroso, o Gariba, estes dois equipamentos devem auxiliar a Defesa Civil municipal nos períodos de inundações no município. “Era inadmissível, além de perigoso, ver um servidor ter que sair a cada hora, usar um veículo que poderia ser usado em outro serviço, para medir o nível do rio. Hoje é fundamental termos a tecnologia a nosso favor para repassar informações que são importantes para a população”, comemora.

O novo sistema de monitoramento do nível dos rios, aliado a nova sede do órgão, inaugurada no dia 15 de abril, coloca Rio do Sul como um dos municípios mais bem estruturados em Santa Catarina nas ações de prevenção e resposta a desastres naturais.

 

Rafael José Beling
Pin It
Você gostaria de comentar?