Defesa Civil de Rio do Sul promove curso de capacitação para agentes

A Defesa Civil de Rio do Sul, em parceria com a Cáritas Brasileira – Regional de Santa Catarina, realiza a partir de sexta-feira (8), a 1ª Etapa do Curso de Capacitação em Gestão de Riscos e Desastres Socioambientais. O encontro tem como objetivo capacitar agentes da Cáritas, defesas civis municipais, lideranças comunitárias e agentes públicos, para que estes fortaleçam iniciativas locais e territoriais, na perspectiva da prevenção e redução de riscos, da resposta imediata a desastres e da incidência nas políticas públicas focadas a execução da Política Nacional de Defesa Civil.

De acordo com o diretor do órgão em Rio do Sul, Teodoro Silva, a iniciativa vai ao encontro do trabalho de prevenção realizado pelos órgãos de Defesa Civil em todo Estado. “A Defesa Civil não atua somente nos períodos de desastres ou adversidades naturais. Este trabalho de prevenção e orientação é fundamental para que tenhamos êxito nas respostas dadas durante os eventos”, explica.

Serão abordados temas referentes a realidade das enchentes que acometeram a região do Alto Vale do Itajaí em 2015, uma análise dos riscos e desastres naturais em Santa Catarina e no Brasil, o contexto institucional do sistema de proteção e defesa civil na região, como também uma mesa redonda com autoridades da área.

A primeira etapa do curso será realizada nos dias 8 de abril, das 8h às 18h, e 9 de abril, das 8h às 12h, no Centro Vida e Paz, localizado na rua Irmã Maria Avosani, 201, Centro de Laurentino. O segundo módulo do curso será realizado nos dias 13 e 14 de maio, em Rio do Oeste.

Rafael José Beling
Pin It
Você gostaria de comentar?