Criciúma – ASTC intensificará fiscalização a veículos de transporte escolar

Os guardas municipais e agentes de trânsito da Autarquia de Segurança, Trânsito e Transportes de Criciúma (ASTC) têm uma missão especial a partir da próxima segunda-feira (18). Em equipes espalhadas pela cidade, os profissionais colocarão em prática uma operação especial de fiscalização a veículos de transporte escolar, como vans e micro-ônibus. Empresas e motoristas irregulares poderão ser multados e até ter a condução impedida de circular.

Estima-se que haja aproximadamente 100 veículos particulares de transporte coletivo de alunos às escolas de Criciúma. Todos eles, para estarem nas ruas, devem estar cadastrados na ASTC e vistoriados semestralmente, conforme o gerente de Trânsito e Transportes da ASTC, Thiago Fagundes. “Os motoristas precisam fazer curso específico para transporte escolar, que é válido por cinco anos, além de obrigatoriamente possuir carteira de habilitação na categoria D, possível apenas para maiores de 21 anos”, explica.

Os pais devem ficar muito atentos a quem contrata para levar o filho para o colégio. Uma van ou micro-ônibus escolar obrigatoriamente têm que constar sinalizações com a palavra “escolar” nas laterais e na traseira e informações da lotação máxima permitida ao veículo. “Tudo isso vai ser observado por nossos agentes. O uso do cinto de segurança é obrigatório a todos os passageiros e recomendamos aos responsáveis para levar crianças entre zero e um ano em um bebê-conforto pela segurança oferecida pelo equipamento”, pede Fagundes.

A fiscalização ainda observará se os veículos possuem um monitor preparado para conduzir as crianças até a porta de casa e da escola nos momentos de embarque e desembarque. A ASTC possui a responsabilidade de fiscalizar apenas as empresas que operam no território criciumense. Cabe à Polícia Rodoviária Estadual (PRE) e ao Departamento de Transportes e Terminais do Estado de Santa Catarina (DETER) a missão de vistoriar vans, micro-ônibus e ônibus que conduzem alunos de municípios vizinhos aos educandários de Criciúma.

Pin It

Comentários estão fechados.