Cota prudencial da Defesa Civil de Rio do Sul sobe para 9,5 metros

A Defesa Civil de Rio do Sul elevou a cota prudencial de nível do rio para 9,5 metros.

Moradores de áreas com cota de até 8,5 metros devem iniciar a retirada de móveis e providenciar local para se alojarem.

Há abrigos da Defesa Civil que estarão disponíveis.

Moradores de áreas com cota de até 9,5 metros devem planejar a saída.

A Defesa Civil vinha acompanhando as previsões do tempo e em contato com a Defesa Civil do Estado, foi tomada a decisão de mudança.

A cota de enchente por ruas de Rio do Sul está disponível no site:  https://riodosul.atende.net/#!/tipo/pagina/valor/258

Educação

As aulas no CEI Titio Karan e CE Pedro dos Santos, no Canoas, estão suspensas a partir da tarde desta terça-feira (30).

Saúde

Atendimento suspenso na tarde desta terça-feira na unidade de saúde do bairro Barragem, para retirada dos equipamentos e móveis

Assistência Social

Atendimento suspenso na tarde desta terça-feira no CREAS, que fica no bairro Canoas, e no CRAS do bairro Barragem, também para mobilização das equipes.

Abrigos abertos até o momento

Salão da Igreja evangélica do bairro Bela Aliança – 37 pessoas

Salão da igreja católica do bairro Bela Aliança – 45 pessoas

Salão da capela Nossa Senhora de Guadalupe no Morro do Budag – 2 pessoas

Salão do Lions Clube do bairro Progresso – 17 pessoas

Salão da Igreja Santa Rita de Cássia, no bairro Santa Rita – aberto, sem ocupantes

Total de pessoas: 101

Ocorrências

Desde o início das chuvas, na sexta-feira (26), foram 11 ocorrências em Rio do Sul. Os principais fatos foram deslizamentos de terra, enxurradas em terrenos, alagamentos ou quedas de muro. Não há registro de vítimas ou danos em imóveis.

Terrenos, muros e paredes

O morador que identificar mudanças como rachaduras novas em paredes, muros ou em terrenos e ameaça ou quedas de árvores deve ficar atento e informar a Defesa Civil pelo telefone 199 que está de plantão 24h.

Telefone de emergência

Alguns telefonemas feitos para o 199 da Defesa Civil eventualmente não completam a ligação ou são transferidos para uma mensagem eletrônica.

Este problema é recorrente em algumas regiões da cidade e o problema está sendo verificado.

O telefone fixo da Defesa Civil está à disposição para quem continuar com este problema. (47) 3521-7404. Outro número fixo é o (47) 3521-7276.

Cotas de cheias

A Defesa Civil de Rio do Sul tem um arquivo atualizado pela internet com a cota de enchente de cada rua de Rio do Sul, atualizado em 2017. O arquivo está disponível no site da Prefeitura de Rio do Sul, clicando no banner da Defesa Civil e em seguida: Cotas de Metragem de Rua. Ou acessado diretamente através do link: https://riodosul.atende.net/#!/tipo/pagina/valor/258.

Coleta de lixo convencional e seletivo

A coleta de lixo convencional está sendo feito prioritariamente nas áreas mais baixas para evitar o acúmulo de materiais.

A coleta seletiva excepcionalmente não está sendo realizada. Os caminhões estão ajudando na retirada de móveis de famílias de áreas mais baixas.

Medicamentos

Pacientes que usam medicamento de uso contínuo devem prestar atenção para não esquecerem os remédios ao se encaminharem para abrigos.

Animais

Caso necessário deixar a residência e possuir animal de estimação, não o deixe preso em casa ou acorrentado. É melhor deixa-lo livre. Para levar o animal para abrigos, pede-se que se leve casinha própria.

Ruas interditadas

Evite transitar em ruas que já estão alagadas. Evite transtornos para moradores que precisam remover suas coisas. Evite também dar voltas pela cidade. Deixe as ruas livres para órgãos de segurança e quem precisa buscar um outro lugar.

Comunicados oficiais da Defesa Civil

Facebook: https://www.facebook.com/DefesaCivilRSL/

Site da Prefeitura de Rio do Sul: http://intranet.riodosul.sc.gov.br/app/defesacivil/boletimNivelPublica.php

Clóvis Eduardo Cuco

Pin It
Você gostaria de comentar?