Cidasc e Vigilância Sanitária orientam estudantes sobre produtos de origem animal na Regional de Ibirama

IMG_1897

Na última terça-feira, dia 25, o veterinário da Cidasc, César Augusto Barbosa de Macedo e a coordenadora da Vigilância Sanitária, Rosdalva Schroder, orientaram estudantes sobre a segurança de produtos de origem animal. As palestras foram ministradas pela manhã na Escola de Educação Básica Orlando Bertolli, em Presidente Getúlio, e a tarde na Gertrud Aichinger em Ibirama.

A coordenadora da Vigilância Sanitária explica que nas palestras eles falaram sobre os cuidados necessários na compra de produtos de origem animal como ovos, leite, carne e queijos, entre outros. “Falamos também sobre a criação desses animais e as condições ideais de armazenamento desses produtos”.

O veterinário da Cidasc destacou que esses cuidados são fundamentais para garantir a saúde pública. “Focamos muito na importância de consumir produtos de qualidade justamente visando a saúde porque se tiver alguma irregularidade na criação desse animal, no abate ou no comércio quem será o maior prejudicado é o consumidor, seja lesando sua saúde ou sendo enganado”.

Ele comentou ainda que a Vigilância Sanitária e a Cidasc optaram por trabalhar com os estudantes porque é nessa etapa que é possível ter melhores resultados na conscientização. “Vemos que é na escola que tudo começa, a criação das ideias e onde há um debate. Eles são a geração do futuro que vai estar mais preparada para entender melhor as situações e compreender o processo dos trabalhos de fiscalização, inclusive nos ajudando através de denúncias.”

A estudante Ana Carolina Boaventura Chiudini, afirma que muitas vezes os consumidores compram os produtos sem se preocupar com a sua origem e armazenamento. “Foi bem interessante para sabermos mais e até um pouco assustador ao perceber o que acontece em alguns casos em nossa região. Achei que não havia irregularidades e a partir de agora vou ficar mais atenta.”

Helena Marquardt

Pin It
Você gostaria de comentar?