Chapecó – Projeto “Água Boa” auxilia na preservação ambiental

A Prefeitura de Chapecó, através da Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, está intensificando as ações desenvolvidas pelo Programa “Água Boa”. Criado em 2008, o projeto visa à recuperação e preservação de três bacias de captação de água que cortam o território do município: São José, Tigre e Retiro.  

O Programa é desenvolvido em parceria com o Consórcio Iberê, Ministério Público, Sadia e Foz do Chapecó. Ao solicitar adesão, o agricultor recebe sem custo, os materiais necessários para a construção de cercas de isolamento de rios e nascentes, como palanques, arame e mudas de plantas. Uma facilidade que gera economia e auxilia na preservação. “A proposta é sensibilizar a comunidade a cumprir a legislação ambiental e garantir a preservação da mata ciliar dos mananciais e o uso racional dos recursos hídricos”, reforça a Coordenadora do Projeto, Tereza Lima.

Em quatro anos de atuação, 150 famílias já aderiram ao projeto, a maioria detentora de pequenas propriedades. Um total de 120 hectares de área já foi preservado. De acordo com a Secretaria, há benefícios diretos aos agricultores, como melhoria na qualidade da água e na paisagem da propriedade. Outra vantagem é a presença constante dos técnicos da Prefeitura, que passam a prestar suporte ao agricultor, melhorando o desempenho da atividade, o que gera maior renda e lucratividade para a família. Além disso, a Administração Municipal faz a averbação das reservas legais, sem custo.

Os interessados em integrar o Programa podem solicitar informações junto a Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente através do telefone 3319-5939. “É o agricultor que pede para ser incluído, para melhorar o seu trabalho, sua produção, com foco voltado a preservação ambiental”, destaca Tereza.

 

Pin It

Comentários estão fechados.