Chapecó – Caramori assume Presidência da Comissão de Prefeitos do Mercosul

O Prefeito de Chapecó José Caramori assumiu nesta terça-feira (05), a Presidência da Comissão de Articulação com Autoridades Locais que integra a União de Parlamentares Sul Americanos e do Mercosul (UPM). A posse foi realizada às 10h da manhã durante reunião da Mesa Diretora UPM, na cidade de Montevidéu, capital do Uruguai.

Caramori foi eleito em assembleia geral realizada em 2012 e assumiu agora devido estar em campanha eleitoral. A primeira reunião desta Comissão será no dia 07 de março, na capital da Argentina, Buenos Aires. Para Caramori, a data marcará o início do trabalho de integração das autoridades dentro do Parlamento.

Um dos primeiros atos da gestão de Caramori será a realização de um Seminário em Chapecó, com data marcada para os dias 21 e 22 de agosto deste ano, no Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo De Nes. A intenção é discutir o envolvimento das comunidades junto ao Projeto do Mercosul. A proposta é estimular a participação da população nas tratativas políticas, culturais e históricas do Mercosul.

“A ideia foi aceita pela UPM e agora vamos trabalhar para levar o mais breve possível esse encontro que reunirá em Chapecó, representantes de cinco países. Esta é nossa missão, que vai nos dar também uma perspectiva da projeção de nosso município dentro do cenário e contexto do Mercosul”, explica Caramori.

 

Recursos do FOCEM

 

A viagem ao Uruguai também teve a finalidade de concluir mais uma etapa institucional do processo de liberação de 16 milhões de dólares junto ao Fundo de Convergência Estrutural do Mercosul – FOCEM. A verba do Focem para Chapecó é a primeira destinada a um município brasileiro e será utilizada na pavimentação da ligação da SCT-283 a BR-282, na região do Distrito de Alto da Serra.

Prefeito e vice-prefeito se reuniram com o embaixador brasileiro em Montevidéu Ruy Carlos Pereira e representantes da Argentina, Uruguai e Paraguai, os quatro países, incluindo o Brasil, com poder de voto junto à instituição. Representantes da Venezuela também estiveram presentes. O encontro foi acompanhado ainda pelo Diretor da Secretaria do Mercosul, Jeferson Miola, pelo Diretor Administrativo da UPM e representante do Bloco Argentino da UPM , Deputado  German Lopez; Diretor de Articulação Política da UPM, Flavio Alves Monteiro e pelo Deputado estadual gaúcho, presidente do Bloco Brasileiro da União de Parlamentares do Mercosul (UPM), Miki Breier.

O projeto que já foi aprovado pelo Ministério de Planejamento Brasileiro e pelo Comitê Técnico do FOCEM. A partir de agora, segue para tramitação técnica e aprovação da cúpula do Mercosul. Caramori e Buligon fizeram a defesa do projeto, ressaltando a importância da obra para Chapecó e a região Oeste de Santa Catarina. Após concluída, a nova via vai contribuir para ampliar as alternativas de desvio do tráfego pesado da região central da cidade, complementando o Contorno Viário Oeste.

Pin It

Comentários estão fechados.