CDR se reúne em Taió e aprova R$ 8 milhões para a região

Diversas 067

A 39ª assembleia do Conselho de Desenvolvimento Regional de Taió aconteceu, nesta terça-feira, 21, no auditório da SDR. O secretário regional Jocelino Amancio, ressaltou a importância da Regional, que viabiliza melhorias aos municípios da região e mantém a proximidade entre o Governo e a população. Os membros do Conselho analisaram e aprovaram projetos voltados às áreas de infraestrutura, saúde, esporte e assistência social, num total de R$ 8 milhões.

O município de Pouso Redondo solicitou a viabilização de recursos para a construção de uma Unidade de Saúde no Bairro Progresso; construção de garagem para abrigar a frota municipal; manutenção de estradas; saneamento básico e infraestrutura para serem aplicados no Conjunto Habitacional Santa Felicidade; infraestrutura básica para implantação e construção de Conjunto Habitacional Popular; recursos para aquisição de terreno para construção da sede do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS); um ônibus para transporte de alunos, esportistas e pacientes da saúde e um veículo furgão com 16 lugares, além de recursos para aquisição de um caminhão pipa e de um britador.

O município de Salete fez o pedido de recursos para a execução de drenagem, pavimentação e construção de calçadas em ruas próximas ao centro, nas ruas dos Conjuntos Habitacionais 2, 3 e 4 e nas ruas que dão acesso a Escola de Educação Infantil Primeiros Passos no Bairro São José; recursos para aquisição de uma ambulância tipo van equipada com UTI móvel; revitalização e modernização da Praça Municipal Raimundo Tamanini e construção do Parque Cinquentenário.

Santa Terezinha fez a solicitação de recursos para construção de uma Unidade de Saúde no Distrito de Rio da Anta e para construção de uma quadra de esportes coberta na Escola Municipal Itaió Sertão. Para o município de Rio do Campo foram aprovados recursos para construção do piso da quadra poliesportiva da Apae; pavimentação e saneamento básico da Avenida Tiradentes; construção do Clube do Idoso Padre Cornélius; recursos para o Hospital e Maternidade Nossa Senhora Aparecida, mantido pela Associação Cultural e Beneficente São José e construção de um Centro de Referência de Assistência Social (CRAS).

Em seguida, o gerente de Saúde, Tercílio Bonessi, falou sobre a Rede de Atenção à Urgência e Emergência que será implantada em todo o Estado. De acordo com o gerente, entre as prioridades para o funcionamento da rede nos municípios da região estão: equipar as Unidades de Saúde com um kit de equipamentos necessários de urgência e emergência; treinamento para os profissionais das Unidades de Saúde para que possam responder com eficiência os atendimentos e implantar um protocolo de encaminhamento dos pacientes dentro da rede na macrorregião, ou se necessário, em outra que disponha do atendimento.

“As Salas de estabilização, e a melhoria a manutenção do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192), também farão parte e facilitarão o acesso dos pacientes no atendimento pela rede”, completou Bonessi.

A próxima reunião do Conselho do Desenvolvimento Regional está agendada para o dia 25 de junho, no auditório da SDR Taió.

Estela Stange Purnhagen

Pin It
Você gostaria de comentar?