Campanha voltada à gripe tem 40% da meta atingida, em Agrolândia

Vacinação em Agrolândia (1)

A Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe se estende até o dia 26 de maio e, em Agrolândia, as vacinas estão disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do Centro e dos bairros Três Barras, São João, além da localidade de Serra dos Alves, onde a sala de vacina foi reaberta.

Entre o público alvo definido pelo Ministério da Saúde, estão gestantes, professores, crianças com idades entre seis meses e menos de cinco anos, pessoas com idade superior a 60 anos, puérperas de até 45 dias após o parto, portadores de doenças crônicas de qualquer idade e trabalhadores da área da saúde, nos setores público ou privado.

Em Agrolândia, os públicos alvos somam aproximadamente 2.500 pessoas e, até agora, 1.054 receberam a vacina contra gripe, ou seja, 40% do total. “Esse percentual está dentro da nossa meta, mas a recomendação do Ministério da Saúde é atingir 90% desse total e nossa expectativa é de conseguir a meta”, explica a técnica em enfermagem e coordenadora da sala de vacinas da UBS do Centro, Dóris Adriana Ramos.

As unidades de saúde atendem de segunda a sexta-feira, entre 7h30 e 11h30 e das 13h às 17. Para conseguir atender a todos que integram o público alvo, haverá ainda o Dia D de vacinação, será no sábado, 13 de maio. “Nessa data, atenderemos das 8h às 17h, sem intervalo para almoço”, lembra Dóris.

Nesse ano, a vacina é trivalente, ou seja, protege contra três diferentes tipos de vírus e não tem nenhuma contraindicação. “Disponibilizamos as vacinas em todas as unidades de saúde, então, pedimos que as pessoas que pertencem ao público alvo procurem essa prevenção”, observa o prefeito de Agrolândia, Urbano José Dalcanale.

Além da vacinação das unidades de saúde, equipes da secretaria levam as vacinas até a casa de pessoas acamadas, que não têm condições de ir até a sala de vacinação.

Djenifer May

Pin It
Você gostaria de comentar?