Campanha vai orientar população sobre o manuseio de medicamentos

Remédio é Coisa Séria

Para orientar e estimular a população de Rio do Sul a fazer o descarte correto de medicamentos, a Secretaria de Saúde (SMS) vai realizar no próximo sábado (6) um comando de trânsito. A ação acontecerá na área central da cidade, onde serão entregues flyers com orientações sobre o uso e manuseio de remédios.

A atividade faz parte da campanha Remédio é Coisa Séria, que será lançada no dia 4 de maio (quinta-feira) pela Prefeitura em conjunto com o Lions Clube Rio do Sul – Bela Aliança. A secretária da SMS, Sueli de Oliveira, destaca a importância do ato. “O descarte de remédios de forma inadequada acaba poluindo o meio ambiente. Medicamentos não podem ser jogados no lixo comum, para isso temos que criar na nossa população o hábito de levar esses itens nos pontos de coleta que existem no município”.

Em Rio do Sul, são pelo menos 20 locais que recebem medicamentos vencidos ou sem uso, para que seja dada a destinação correta. Entre eles estão as Estratégias de Saúde da Família (ESF) dos bairros, o Centro de Atendimento a Mulher (CAM), o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), a Farmácia Popular, a Policlínica de Referência Regional, o Centro de Testagem a Aconselhamento (CTA) e o prédio central da Prefeitura.

Além de atentar para o descarte correto de medicamentos, a campanha Remédio é Coisa Séria alerta para os riscos da automedicação e intoxicação. E ainda busca instruir sobre a forma mais adequada de armazenamento. “As pessoas precisam estar cientes dos riscos do uso indevido de medicamentos e nós queremos atuar com intensidade na parte da prevenção”, conclui Sueli.

Sindréia Nunes

Pin It
Você gostaria de comentar?