Campanha Municipal de Prevenção ao Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes será lançada em Ibirama

Adesivos_campanhass

Esta quarta-feira, 18 de maio, é o Dia Nacional e também Municipal de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual Infantojuvenil. Em Ibirama, uma Comissão formada por diversas entidades desenvolve ações que integram a Campanha Municipal de Prevenção ao Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, que será lançada na noite desta terça (17), durante o 1º Seminário Municipal para a “Rede de Proteção e Atendimento integral à Criança e ao Adolescente de Ibirama”, com o slogan: É NOSSO DEVER PROTEGER.

Nesta terça

O Seminário vai acontecer na Escola de Educação Básica Eliseu Guilherme, com início às 18h. O objetivo é suscitar o debate sobre fortalecimento da rede de proteção e atendimento integral à criança e o adolescente de Ibirama, os indicadores no que concerne a sexualidade e o abuso sexual e os fluxos/encaminhamentos das instituições que atendem crianças vítimas de abuso e violência.

Na quarta-feira

Já na quarta (18), a Rede de Proteção e Atendimento integral à Criança e ao Adolescente de Ibirama distribuirá materiais informativos sobre a Campanha a partir das 9h, na Praça Erwin Sheidemantel, no Centro de Ibirama. A Campanha também será divulgada no comércio do município. Até o final do mês de maio, a Rede também visitará algumas instituições públicas para divulgar a Campanha.

Ações acontecem desde o mês de abril

Várias ações de prevenção já aconteceram no mês de abril e ainda serão realizadas até metade do mês de julho. Até a segunda quinzena de junho serão distribuídos folders, camisas, cartazes e adesivos. Também serão instalados dois outdoors. Banners estarão expostos em vários ambientes públicos, além de postagens nas redes sociais e no sítio oficial da Prefeitura de Ibirama.

Aconteceu

O CRAS Centro abordou no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos com crianças, adolescentes e idosos, a Campanha de Combate ao Abuso e Exploração Sexual Infantojuvenil. Foram utilizados recursos audiovisuais e trabalhos manuais a fim de orientar os participantes sobre esta temática e também divulgar os canais de denúncia, como forma de combate e prevenção.

Já a equipe técnica da Proteção Social Especial, realizou nos meses de abril e maio de 2016, visitas às escolas públicas para dialogar com crianças e adolescentes do município de Ibirama sobre o Combate ao abuso e exploração sexual infanto juvenil. O tema foi abordado em todas as turmas do Ensino Fundamental e Pré-escola, nas escolas que atendem este público. Estima-se que aproximadamente 2.500 crianças tenham participado da ação, nas oito escolas visitadas. Para abordar a temática da violência sexual dois vídeos foram utilizados, conforme a faixa etária: “Combate à Violência Sexual Infanto-Juvenil” e “Canto de Cicatriz” para as crianças do pré ao 5º ano e do 6º ao 9º, respectivamente. Nas escolas, o grupo realizou breve relato histórico e explicação sobre o dia 18/05, seguido de explanação sobre os Serviços Prestados na Secretaria Municipal de Assistência Social e na Proteção Social Especial. Em seguida, exposição do vídeo, e ao final distribuição de balões e foto com todas as crianças.

Organização

A Campanha Municipal de Prevenção ao Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes é organizada por uma Comissão composta pelo Governo Municipal, Secretaria Municipal de Assistência Social e Habitação, Proteção Social Especial e Centro de Referência da Assistência Social, Fórum Municipal pelo Fim da Violência e Exploração Sexual Infantojuvenil, Hospital Doutor Waldomiro Colautti, Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente – Fundo para Infância e Adolescência – FIA, com o apoio do Poder Judiciário da Comarca de Ibirama e Conselho Tutelar. A arte da Campanha foi assinada por Marco Bittencourt.

Att,

Sheyla Germano

Pin It
Você gostaria de comentar?