Caminhada pela paz mobiliza a população de Salete

DSC00004

Mais de 500 pessoas participaram na manhã desta quinta-feira (24) de uma caminhada pela paz promovida no município de Salete. Cartazes, faixas, camisas brancas e canções com mensagens buscavam expressar o pedido por paz na comunidade escolar e na sociedade.

A mobilização foi uma organização de um projeto conjunto, intitulado “Educação para a Paz”, das escolas Bernardo Rohden e Guilherme Andre Dalri, com o apoio da secretaria de educação, cultura e desporto.

A concentração da caminhada ocorreu às 8h, na Praça Raimundo Tamanini, no Centro, em frente à Prefeitura. Participaram da ação alunos, professores, diretores, funcionários das escolas, pais, representantes do Poder Executivo e pessoas da sociedade. Ao longo do trajeto sentido as dependências do Santuário de Nossa Senhora da Salete, os participantes foram escoltados por um veículo da Polícia Militar e uma ambulância do município, para garantir a segurança de todos.

No Santuário de Nossa Senhora da Salete os participantes foram recepcionados por representantes da igreja Católica e do Santuário da Adoração, que explanaram sobre o tema “Educação para a Paz”. O prefeito, Juares de Andrade, também realizou a pé o percurso de aproximadamente 2,5 km, e em sua fala ele lembrou os valores humanos e destacou a iniciativa das escolas.

“A educação é algo que temos que trabalhar em todas as esferas, na família, na comunidade escolar, pois só assim teremos uma sociedade melhor, sem violência, com respeito e igualdade a todos. Parabenizo aos professores pelo desenvolvimento deste projeto e esperamos que estas lições aprendidas sigam de exemplo para toda a vida destas crianças e jovens”, concluiu.

O projeto

O projeto “Educação para a Paz” tem como principal objetivo despertar na criança e no adolescente a consciência de uma convivência em uma sociedade sem violência, com respeito, igualdade, direitos, deveres, promovendo uma cultura de paz e harmonia.

Além da caminhada deste dia 24 de março, serão trabalhados nas escolas, do 1º ao 9º ano, subvalores e conceitos da paz e da não violência. Conforme estabelecido no projeto, durante o ano letivo ocorrerão 24 ações desenvolvidas de forma interdisciplinar e que contarão efetivamente com a participação da comunidade escolar.

Confira o vídeo de um trecho da caminhada

Odair José Ferreira

Pin It
Você gostaria de comentar?