Bombeiros Voluntários de Presidente Getúlio salvam homem engasgado neste domingo

Equipe do Atendimento

Uma equipe de socorristas dos Bombeiros Voluntários de Presidente Getúlio, atendeu por volta das 14h28min deste domingo dia 26, a uma situação de OVACE – Obstrução de Vias Aéreas por Corpo Estranho — mais conhecido por engasgamento.

O operador da central de emergência da corporação, Fabrício Iaginski, ao atender a ligação, já identificou através do relato do solicitante que possivelmente um masculino maior estava engasgado após se alimentar. Uma equipe de pronto foi deslocada para a o local, que seria na Estrada Geral Mirador, interior de Presidente Getúlio.

Os socorristas, Cristiano Schroeder, Bruno Nascimento, Rafael Eleutério e a estagiária aluna Isamara de Souza, foram se preparando no deslocamento à ocorrência, revisando as informações e procedimentos para o atendimento rápido a vítima.

Segundo o chefe de socorro e socorrista da guarnição, Bruno Nascimento, durante o deslocamento, a equipe foi interceptada no sentido contrário por um carro que parou e estava com a vítima do engasgamento, sendo confirmado pelos socorristas a situação.

— Quando estávamos deslocando em prioridade, fomos interceptados por um veículo, e quando paramos, certificamos que dentro do carro estava a vítima do engasgamento que havíamos sido acionados. Logo a equipe certificou que o mesmo não respondia a nenhum estímulo e já estava sem respiração, sendo colocado em maca rígida e rapidamente iniciado os procedimentos ainda no local — disse Nascimento.

Nascimento ainda diz que a vítima foi conduzida para dentro da viatura e dado continuidade nos procedimentos, quando a vítima voltou a respirar e o pedaço de carne que o mesmo havia se alimentado e engasgado, havia saído.

— Quando colocamos na viatura, demos continuidade no procedimento, e logo o mesmo expeliu um pedaço de carne que estava obstruindo a passagem de ar pelas vias aéreas e voltou a respirar. A coloração da pele, voltou ao normal e conduzimos o mesmo ao hospital, sendo realizado o monitoramento constante até a chegada no pronto socorro — disse.

Segundo informações de um dos amigos da vítima, todos os amigos e familiares estavam em uma festa na comunidade, quando estavam todos comendo, quando o mesmo havia se engasgado.

Luciano Grippa que também é bombeiro voluntário e Presidente da corporação e amigo da vítima, disse que não estava no local, mas que seu irmão havia ligado e informou da situação.

— Meu irmão me ligou e falou do caso, e disse que todos tentaram fazer alguma coisa quando o nosso amigo se engasgou, mas não estavam tendo êxito, foi aonde meu irmão pegou o carro, colocou nosso amigo dentro do mesmo e foi de encontro com a ambulância, tendo em vista que a viatura levaria ainda mais 10 minutos do local onde se encontraram até o local da festa, e sem dúvidas todos os procedimentos foram cruciais para salvar a vida de nosso amigo — destaca Grippa.

A vítima deu entrada no setor de emergência do Hospital e Maternidade Maria Auxiliadora sendo avaliado pela equipe médica. O estado da vítima é estável.

Cristiano Schroeder, que está prestes a se formar no próximo dia 09 e mora em Dona Emma, estava na equipe, disse ao final de todo o atendimento que não tem sentimento melhor que salvar uma vida.

— Não existe algo melhor do que poder ajudar o próximo e ainda mais salvar uma vida, isso nos motiva a estar sempre preparados e dar o melhor em um atendimento — finaliza Schroeder.

Alex de Lima

Pin It
Você gostaria de comentar?