Atividades de educação ambiental em escola são realizadas em Pouso Redondo

educacao ambiental (9)

Na última terça-feira (13), o engenheiro agrônomo da Secretaria da Agricultura de Pouso Redondo, Felipe Harry Broering Gomes, esteve no Centro Educacional Padre Dionísio Peluso, na localidade de Alto Pombinhas, acompanhado da estagiária do curso de Agronomia do CAV-UDESC, Silvia Danieli Werter, a fim de realizar atividades práticas de educação ambiental no pátio e horta da escola.

A demanda de realização da atividade foi apresentada pela direção da escola em um trabalho realizado no dia 30 de agosto, quando foi efetuado o plantio de oito mudas de árvores frutíferas de laranja, tangerina e ponkan, além da apresentação de informações sobre o processo de compostagem.

Nas atividades desta terça-feira, participaram as turmas do 6º, 7º, 8º e 9º ano, totalizando 50 estudantes. Com o 6º e 9º ano, foi realizado o coroamento das covas das frutíferas plantadas na prática anterior. O solo retirado da camada mais superficial das covas foi utilizado nesse procedimento, contribuindo para a sustentação das mudas, bem como para a limpeza do pátio. Em seguida, esse grupo de estudantes seguiu para a composteira da escola. A partir de conversas e do material didático apresentado na prática do dia 30 de agosto, constatou-se que a composteira apresentava alguns problemas, como o excesso de umidade e a baixa atividade de decomposição. A prática consistiu em revolver o composto e aplicar microrganismos eficientes, que aceleram o processo de decomposição e contribuem para a qualidade final do composto.

As turmas do 7º e 8º anos realizaram a prática de preparo dos canteiros, plantio de mudas de hortaliças e aplicação de biofertilizantes e biocontroladores. A atividade teve início na sala de aula, onde foi apresentado um material didático sobre a composição e utilização desses compostos. Depois disso, os estudantes seguiram para a horta, onde realizaram procedimentos de nivelamento do canteiro, destorroamento do solo, preparo das covas e plantio das mudas. Foram plantadas cerca de 50 mudas, distribuídas entre alface e tomate e depois aplicação dos biofertilizantes e biocontroladores.

As atividades foram de grande proveito e contaram com a participação ativa dos alunos em todas as etapas. A secretaria da Agricultura agradece o convite e se coloca a disposição para mais parcerias como estas.

Pin It
Você gostaria de comentar?